Site Profissional de Notícias

Blog de conteúdo informativo

O que se aprende em uma Faculdade de Jogos Digitais? Voxel

Com games sendo criados freneticamente para as novas plataformas e uma demanda que só faz crescer, os profissionais que desejam entrar com o desenvolvimento de jogos precisam saber escolher as áreas mais alinhadas aos seus perfis. Com tanta coisa acontecendo no mercado de jogos, certamente parece atraente ser um desenvolvedor de jogos como profissão. Porém, você precisa saber quais são as habilidades necessárias para estudar e aprender para ser um desenvolvedor de jogos de primeira linha. Confira as principais habilidades mais exigidas pelo mercado de trabalho. A criação e desenvolvimento de jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets ou videogames é majoritariamente realizada pelo profissional que estuda Jogos Digitais.

O que realmente importa na indústria de games é o fato de você conseguir implementar seu conhecimento. A faculdade é uma parte importante no processo de sua carreira, ela irá te dar uma base para qualquer área específica que você queira seguir, porém, não é um requisito obrigatório. É importante ter consciência de que o prazer de jogar não é suficiente para seguir uma carreira de desenvolvedor de sucesso, pois essa carreira abrange muito mais do que apenas gameplay. A indústria de jogos é uma das que mais crescem no mundo, crescimento que certamente é impulsionado pelo alto número de smartphones nas casas. Não é incomum ver pessoas de todas as idades, sexo e origens curtindo jogos para o celular em praticamente todos os lugares que você vá. Uma pesquisa publicada em 2014 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social mostra o potencial do mercado de Jogos Digitais no país.

Depois desse processo básico de desenvolvimento, ainda vem toda a parte de divulgação e distribuição do jogo em diferentes plataformas – o que envolve o trabalho de profissionais de comunicação, marketing e logística. Temos, portanto, um cenário maduro e consolidado para quem quer atuar no desenvolvimento de jogos. Mas a carreira é bastante internacionalizada e há muitas oportunidades de trabalho no exterior – especialmente no Canadá e nos Estados Unidos, que são dois grandes produtores mundiais. Em geral os profissionais animadores são aqueles formados no curso de Computação Gráfica.

Uma pesquisa recente, realizada pela consultoria Newzoo, apontou que o país tem mais de 75 milhões de jogadores e que a grande maioria deles, cerca de 83%, comprou algum jogo nos últimos seis meses. Como um desenvolvedor iniciante, você terá que descobrir um monte de coisas por si mesmo. É claro que você deve contar com alguma supervisão, principalmente programação orientada a objetos nos primeiros passos, mas isso não quer dizer que você não precisa ser proativo. Receba nossa Newsletter com os conteúdos mais inovadores de acordo com a sua área de interesse e fique por dentro de tudo que acontece no iCEV e no mundo. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal.

O que estudar para desenvolvimento de jogos?

– O Guia Definitivo para Desenvolvimento de Jogos com Unity – Udemy

É através da arte conceitual que o artista traduz a visão do designer para o resto da equipe, e se torna uma das peças mais importantes no desenvolvimento de jogos. É por isso que os testes devem ser feitos durante a produção do jogo, para que ocorra a oportunidade de melhorar qualquer problema antes do lançamento do game. Responsável pela análise de mercado e novas tecnologias com foco em criação e melhoria de games. Coordena equipes multidisciplinares, como game designers, desenvolvedores e promover a interface com a área de marketing.

Como você pode se tornar um desenvolvedor de games?

O Animador gera as imagens que são utilizadas nos jogos, de acordo com o estilo do mesmo. Também tem a função de organizar os personagens e os objetos feitos pelos artistas técnicos, em uma ordem que dê a ilusão de que os mesmos estão em movimento. Você é aluno do 2º e 3º ano Ensino médio ou Pré-Vestibular e quer saber mais sobre desenvolvimento de games e a faculdade de Engenharia de Software? Conhecer coisas fora dos games é uma coisa boa para formar referências. Certifique-se de fazer algo além dos jogos, como estudar outras matérias na faculdade que não do sejam do seu curso. Uma maneira de ganhar uma vantagem no mercado de trabalho competitivo é por meio da rede em blogs, fóruns e sites mais visitados pelos desenvolvedores de jogos.

O que um desenvolvedor de jogos faz?

No curso Game Kids os alunos aprendem brincando com as mesmas ferramentas utilizadas na indústria mundial dos games, porém, de maneira totalmente lúdica. É necessário trabalho em equipe, comunicação e integração entre pessoas para que o projeto de um jogo aconteça. No exterior, um programador sênior de jogos pode ganhar cerca 8 mil dólares por mês, enquanto o designer recebe entre 4,5 mil e 8,3 mil dólares. No Brasil, o salário médio de um desenvolvedor de games varia de acordo com a experiência. Uma boa maneira de entrar na área de games é fazendo uma graduação em Jogos Digitais, que já é bastante popular no Brasil. O programador, com esse roteiro em mãos, desenvolve a base para que o jogo aconteça em diferentes plataformas.

Ele é responsável por pensar no jogo como um todo, nos personagens, cenários, animações e etc. Você pode ser um programador e escrever códigos, pode criar materiais de divulgação, pode ser um editor de vídeo, e várias outras opções; o importante é escolher a área com a qual mais se identifica e que mais gosta. Esse é um setor que expande suas fronteiras independentemente das condições econômicas do país. Mas nem sempre foi assim, até pouco tempo atrás os games eram vistos como apenas uma forma de lazer e entretenimento de crianças e adolescentes, não passando de um simples joguinho. Se você já sabe que quer seguir essa carreira, procure realizar uma matrícula em uma universidade de sua escolha, poisexistem várias opções disponíveis para todo tipo de aptidões.

Nós também temos gente de Arquitetura e Edificações que acabam trabalhando com Level Design, por exemplo. Ou seja, nenhum conhecimento é perdido e mesmo alguém que tenha pouca ou nenhuma base pode aprender muito”, finaliza Fuziy. O professor também defende a importância de aliar o conhecimento teórico com o prático.

230 thoughts on “O que se aprende em uma Faculdade de Jogos Digitais? Voxel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *