Site Profissional de Notícias

Blog de conteúdo informativo

Evolução Da Ciência

Na Grécia, onde a Medicina ganhou o racionalismo, e em Roma, não havia especialistas como entendemos hoje. Entretanto, havia aqueles engajados no exército que acabavam por “especializar-se” mais no tratamento dos traumas de guerra. Para os médicos, fazer um exame para descobrir um problema antes que ele apareça, não é desperdício de tempo, de tecnologia, nem dinheiro, mas uma questão de vida ou morte. A especialização em medicina do trabalho permitirá ao médico atuar na promoção da saúde para trabalhadores no âmbito individual e coletivo, atuando em conjunto com equipes multiprofissionais. A cardiologia vem sendo uma das especializações de maior interesse dos médicos, dado o crescimento da procura para atendimentos nessa área. Os hábitos da vida moderna, que envolvem alimentação, entre outros fatores, têm contribuído com o crescimento do número de pacientes com problemas cardíacos, mantendo a demanda por médicos cardiologistas em alta. Uma das especialidades médicas de maior demanda no mundo todo, a cardiologia é responsável por tratar doenças do coração e grandes vasos.

Todas essas características fazem com que o modelo antigo, não seja apenas obsoleto para a era em que vivemos, mas também perigoso. O digital pode salvar vidas, através do engajamento sem invasão, do estímulo sem opressão, e do aconselhamento sem virtuosismo médico. No começo do século 20, após a Primeira Guerra, observou-se a necessidade de formação de profissionais dedicados à reconstrução corporal, à reparação humana. A cirurgia plástica, que vinha sendo exercida desde os primórdios da humanidade, torna-se uma especialidade. No Egito, o exercício da medicina se aperfeiçoou com uma estreita ligação com a religião, afinal, os médicos atendiam aos Faraós, que eram considerados a encarnação de deuses. Dessa forma, os egípcios desenvolveram várias técnicas de tratamento de enfermidades e até emplastros feitos com vísceras de leões ou elefantes. Graças às técnicas e trabalhos desenvolvidos por esses práticos e estudiosos, temos a preservação dos corpos mumificados dos antigos faraós egípcios.

Importante reforçar que é fundamental observar as fontes e a procedência do que lemos na internet. Após a queda do Império Romano, em 476 DC, na Idade Média, o conhecimento médico desmoronou e teve sua evolução estagnada.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Sua clínica ou hospital poderá aumentar o portfólio de serviços, de um jeito simples e com um orçamento que cabe no seu bolso. Elas não precisam mais percorrer grandes distâncias em busca de centros de referência, ou aguardar dias para obter laudos de qualidade. Afinal, estamos diante de uma perspectiva de fim das filas para transplantes, tabela de preços plano de saúde campinas mudanças no DNA capazes de eliminar doenças e novas opções para combater grandes males, como o câncer. Assim, surgiu a nutri genômica, ciência que usa alimentos para melhorar o condicionamento físico e prevenir doenças. Doenças que hoje não têm cura poderão ser combatidas em breve com o apoio das células-tronco. A impressão em três dimensões permite a criação de órgãos artificiais, o que pode resolver problemas complexos como as filas para transplante de órgãos.

Atualmente é possível com esse exame, perceber tumores de meio milímetro e, se detectados nesta fase, 90% deles têm possibilidade de cura. Os médicos recomendam que as mulheres devem submeter ao exame de mamografia anualmente ou semestralmente, a partir dos 40 anos, desde que não tenham parentes que tiveram a doença antes da menopausa, que é a fase mais crítica para o surgimento da doença. Os médicos, como principais profissionais da área, são os que tem acesso ao maior número de informações. Dessa forma, e para fazer o uso adequado de todo esse conhecimento, especializar-se é essencial para se manter atualizado em um mercado que muda constantemente. Os avanços culminaram no surgimento de especialidades como a telemedicina, que emprega tecnologias da informação e comunicação para o fornecimento de laudos à distância.

a evolução da medicina

Importância Da Especialização Médica

Para os cardiologistas, as doenças coronárias são ainda um desafio para a medicina preventiva, pois não há como prognosticar com rigor o momento do infarto. Atualmente, além da expectativa de vida nos países mais desenvolvidos está próximo dos 80 anos, descobrir doenças e curá-las antes do nascimento é uma realidade. O progresso no campo sanitário, os padrões nutritivos das pessoas e o desenvolvimento da medicina em todos os campos, estão mudando o quadro da saúde substancialmente. Há mil anos, o desconhecimento de hábitos alimentares encurtava a vida de nossos antepassados e até o primeiro ano de vida, uma entre quatro crianças morria de infecções variadas. Os tratamentos cirúrgicos remontam da antiguidade, mesmo entre os homens da pré-história, há vestígios de que já praticavam a medicina voltada mais para as crendices e religiões. O médico que atua no segmento da Medicina Legal e Perícias Médicas é denominado como “perito”.

Dividiu-se em várias áreas de atuação e encontrou perspectivas diferentes para tentar aumentar a qualidade de vida das pessoas. Essa evolução ficou ainda mais nítida no século XX, com a evolução e as mudanças proporcionadas pelo avanço tecnológico e do aprimoramento técnico. Repare que, sem os equipamentos de diagnóstico por imagem – como os aparelhos de raio X, ultrassonografia e ressonância magnética -, seria impossível investigar áreas internas do corpo humano de forma não invasiva. Além disso, o avanço na criação de aparelhos de última geração e investimentos no check-up personalizado também contribuem para a evolução da medicina. O projeto genoma, que mapeia todos os genes do nosso corpo, também é um excelente fator para isso, possibilitando prever doenças a partir do DNA. Dessa forma, médicos conseguem identificar a predisposição para determinados tipos de câncer, aplicando tratamentos preventivos com eficácia comprovada.

293 thoughts on “Evolução Da Ciência E Da Telemedicina A Favor Da Saúde

  1. cialis relief pharmacist manitoba As a precaution, she encouraged people to thoroughly wash produce before it is eaten to minimize the chance of infection order propecia online Excessively rapid correction or overcorrection of hyponatremia at the initiation of treatment was likewise uncommon, but early monitoring of serum sodium during the initial 24 hours may nonetheless be appropriate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *