Site Profissional de Notícias

Blog de conteúdo informativo

Entenda sobre a importância da qualidade e monitoramento do sono para os atletas

O cansaço físico parece maior do que realmente é depois de uma noite mal dormida. Os benefícios são essenciais para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Dormir auxilia o desempenho cardiovascular, mantendo a oxigenação do sangue em níveis normais, evitando a sensação de fadiga. Atletas se dedicam durante muitas horas ao treinamento de condicionamento e força, bem como na elaboração de uma dieta específica voltada ao treinamento na esperança de aperfeiçoar seu desempenho atlético.

Outro estudo sobre a importância do sono para a atividade física indica que a insônia também pode prejudicar o desempenho de atletas. Inclusive, se você já competiu em outro fuso horário, deve ter sentido os efeitos do “jet lag”. Uma pesquisa testou jogadores de futebol para descobrir se um sono mais longo e profundo melhora o desempenho no campo. O estudo ainda levou em conta as estatísticas das partidas que os atletas disputaram. Esses números foram cruzados com dados das mudanças de humor dos atletas e sua disposição durante o dia.

Assim, se o atleta já está em overtraining, o seu nível de cortisol estará muito elevado, e esse quadro de estresse se agrava com a privação do sono. Além disso, a melhora do sono pode reduzir o risco de lesões e doenças, otimizando a saúde e também melhorando o desempenho por meio de uma maior atenção ao treinamento. Desse modo, o sono é parte integrante do processo de recuperação e adaptação entre as sessões de exercícios.

Nesse contexto de pandemia atual, os distúrbios do sono podem ser fatores de risco, pois diminui o índice de imunidade contra infecções respiratórias assim como a eficácia de uma possível imunização. Assim, o sono é um fator determinante na recuperação física e na função imunológica dos atletas. Todos os estudos listados nesta revisão sistemática orientaram os participantes quanto à ingestão de alimentos e medicamentos que pudessem alterar o padrão de sono durante o período experimental. Este capítulo irá descrever aos fisioterapeutas e equipes técnicas a importância mixbet do sono para seus atletas, no contexto esportivo, abordando suas funções e relevância no processo de recuperação física e cognitiva, além de sua relação com o risco de aparecimento de lesões musculoesqueléticas. Adicionalmente, será dada uma visão geral sobre a interface entre sono, recuperação física, desempenho esportivo e lesões musculoesqueléticas, e sobre as estratégias para monitorar e melhorar a qualidade do sono. A pesquisa na base de dados apresentou 143 artigos, sendo encontrados 45 no PubMed, 72 no Scopus, 1 no Scielo e 25 no SportDiscus.

A importância do sono para o desempenho dos atletas

O American College of Sports Medicine indica que é necessário dormir oito horas por dia para que essa regeneração ocorra. No sono produzimos uma boa quantidade e qualidade de hormônios como GH e testosterona, é durante o sono também que conseguimos reduzir bem um hormônio influente causador do catabolismo, o cortisol. Durante o sono ainda aumentamos a produção de serotonina, que dá as sensações agradáveis. Durante o sono ainda aumentamos a produção de serotonina, responsável pelas sensações agradáveis. De acordo com a pesquisa anual sobre o sono realizada pela empresa, 74% dos entrevistados apresentaram um ou mais problemas de sono, sendo que 50% deles relataram que a pandemia afetou diretamente sua capacidade de dormir bem.

Na segunda-feira, 28 de novembro, o Brasil venceu a Suíça pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022. O placar marcou 1 a 0, o que determinou a classificação da equipe brasileira para as oitavas de final da competição. Uma noite bem dormida é importante para os jogadores se recuperarem e se prepararem para a próxima partida. Agora no Blog Simple Pharma, vou te explicar porquê o sono é um pilar importantíssimo para que as adaptações do treinamento aconteçam. Valorize seu sonho e esforce-se para dormir bem, principalmente na noite anterior a partida.

Entenda os impactos da falta de sono em atletas de alto rendimento

Depois de uma noite mal dormida, prefira fazer exercícios aeróbicos ou de musculação mais leves. Embora pareça pequena, estas reduções são realmente impressionantes em apenas dois meses. Como esperado, a sonolência e níveis de fadiga dos jogadores também caíram significativamente. De acordo com Gallinaro, um esportista de alto rendimento deve dormir de nove a dez horas por noite. Uma noite mal dormida pode gerar consequências negativas para o psicológico de um indivíduo.

O SONO PARA OS ATLETAS É DIFERENTE?

As razões para essas discrepâncias podem ser devido aos diferentes instrumentos utilizados para mesurar a variável, além do grupo muscular avaliado e a duração da privação de sono de cada estudo. A privação do sono diminui a capacidade do organismo armazenar a energia necessária para o desempenho de atividades de resistência. Como também, diminui os reflexos e faz com que o atleta fique mais lento.

QUALIDADE DO SONO E SUA REPERCUSSÃO NO DESEMPENHO E NAS LESÕES ESPORTIVAS EM ATLETAS

Outra pesquisa onde foram analisadas as relações do sono com riscos de lesões em 340 atletas adolescentes de alto rendimento, demonstrou que, os atletas que dormiam mais de 8 horas durante a semana, apresentaram menores probabilidades de lesões, diminuindo em aproximadamente 60%. Em outra pesquisa publicada recentemente foram analisados atletas profissionais do basquete da NCAA que demonstraram sofrer lesões com maior frequência após noites com distúrbios do sono. De acordo com a pesquisa, uma hora adicional de sono poderia estar associada a uma diminuição de até 43% no risco de lesões no dia seguinte.

259 thoughts on “Entenda sobre a importância da qualidade e monitoramento do sono para os atletas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *