Site Profissional de Notícias

Blog de conteúdo informativo

Relacionamento Conjugal

Quando um “ex” reaparece em sua vida, suas emoções e pensamentos podem ficar confusos. Veja algumas dicas de psicólogos de como lidar com essa situação. É necessário conhecer bem a pessoa com quem pensamos em nos unir e, para isto, a ajuda de um psicólogo em uma terapia de aconselhamento pré-matrimonial pode ser de grande valor. Muitas vezes as relações familiares, mesmo que fundamentadas no amor, podem passar por problemas e conflitos que desgastam todos os envolvidos. O papel do terapeuta diante do casal é de ajudá-los a entender quando e como as “dificuldades” começaram e como estão afetando a vida a dois, para, então, capacitá-lo a analisar as situações e a encontrar formas de administrá-las. Lembrando que os resultados dependem do nível de envolvimento de ambos os parceiros e o compromisso com todo o processo terapêutico.

Relacionamento familiar e como conviver em harmonia, com tanta tecnologia ao alcance das pessoas e com a rotina conturbada no trabalho ou na escola. A privacidade sempre é mantida e respeitada na Terapia de Casal, ou seja, o que é falado em consultório individualmente não é comentado pelo psicólogo, a não ser que seja autorizado. Para alcançar todos esses objetivos é preciso encontrar as raízes dos problemas e buscar soluções de maneira assertiva, além de resolver as questões associadas à falta de afetividade e dependência emocional.

Cabe ressaltar que na Terapia de Casal o foco está nas duas pessoas que, juntas, estão tentando melhorar ou mudar algo na relação, ainda que a individualidade dos parceiros também seja levada em consideração. Nas consultas, tudo o que envolve o casal, desde as famílias de origem e o ambiente em que costuma viver, será analisado. Ressalta os pontos positivos da relação, como forma de auxiliar o casal a persistir e resistir perante crises e problemas. Seja em um casamento, namoro ou noivado, a Terapia de Casal pode oferecer auxílio para colocar o relacionamento de volta nos trilhos.

amor e relacionamento conjugais

Amor

Precisamos aprender que desfrutar a satisfação da presença do outro em nossas vidas é diferente de delegar ao outro a responsabilidade pela nossa satisfação existencial. O outro funciona na relação como um espelho, onde podemos nos enxergar, reconhecer e transcender o que nos incomoda, na busca de uma vida mais plena em sentido e significado. Assim sendo, não apenas manterão um relacionamento de aparências, mas poderão verdadeiramente experimentar o sentido da vida a dois.

A relação a dois deve ter um sentido, portanto, que dia após dia, conjuntamente trabalhem para concretizar um propósito. Cada um dos parceiros tem expectativas diferentes para si, mas, ao mesmo tempo, essas expectativas têm de estar alinhadas para que ambos possam ser atendidos e realizados individualmente e como casal. Numa relação saudável encontra-se companheirismo, respeito, união em situações difíceis, mas sem esquecer também que numa relação ocorrem momentos de conflitos, e isto é natural. Escritor, Master Coach, Psicoterapeuta Corporal e Graduando em Psicologia, lançou seu primeiro livro “Amor Evolutivo – Expansão da Consciência do Amor na Nova Era” em 2017. A aceitação e o amor incondicional criam o espaço que o amor precisa para expandir, assim o casal cresce e evolui junto. Se a pessoa só atrai situações de mentira, traição e falta de confiança, então talvez o problema não seja externo.

O excesso de brigas sinaliza vários problemas, como a falta de confiança e carinho. Identifique os motivos que disparam as brigas, pense sobre eles e cuide para que as discussões não levem o casamento ao fracasso. Infelizmente, é comum que aquela paixão motivadora da época do namoro vá se esfriando com o passar dos anos cantadas ruins e com o aumento das preocupações. O problema é quando ela esfria tanto que o casal já não passa mais tempo sozinho e não faz programas prazerosos. Quando o casal evolui em direções opostas e independentes, causa a solidão dentro do casamento. Eventualmente ocorre o afastamento quando um dos dois se volta muito para si.

Um agente importante para que esses problemas primários ocorram é a acomodação. Infelizmente não é novidade que o número de divórcios tem aumentado com o passar dos anos.

Portanto, perceba que segundo Gary Chapman, existem diferentes formas de expressar sentimentos. Quando o casal não entende corretamente a linguagem predominante de cada um, a comunicação é afetada, impedindo que se sintam amados, aceitos e valorizados.

Muitas vezes, a visão da realidade está prejudicada e cada um interpreta os problemas à sua maneira, não conseguindo enxergar através do outro, o que dificulta a compreensão da outra parte causando mágoas e ressentimentos. O que ocorre é que temos a imagem de que o namoro é uma fase tranquila, sem conflitos e com muito romantismo. Pode até soar estranho para algumas pessoas, mas existe, sim, Terapia de Casal para quem namora – e esse tipo de terapia tem sido cada vez mais procurada. No desenrolar do namoro podem surgir situações que desestabilizam a relação e colocam o casal em cheque.

254 thoughts on “Relacionamento Conjugal

  1. Greetings from Los angeles! I’m bored to death at work
    so I decided to browse your website on my iphone during lunch break.
    I love the info you provide here and can’t wait to take a look when I get home.
    I’m surprised at how quick your blog loaded on my mobile ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, good blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *