Era comum que as gueixas ensinassem as meninas mais jovens a contrair os seus músculos circunvagais. Atualmente, a prática é recomendada por ginecologistas, fisioterapeutas e até mesmo psicólogos. Você já reparou que os exercícios físicos estão cada vez mais em alta na internet? São muitas influencers e muitos influencers digitais que compartilham as suas rotinas realizando as mais diversas atividades para fortalecer seus músculos de todo o corpo.
Nas mulheres, auxilia no tratamento das dores na penetração e na ausência de orgasmo. Já o treinamento dos homens contribui no aumento do tempo entre a excitação e o orgasmo e no tratamento de ejaculação precoce. Assim, a técnica milenar de Pompoarismo é ótima para a saúde sexual e para a sexualidade. Você aprenderá da ginástica à mudança de comportamento corporal e sexual, além da melhora da autoestima e aumento da libido. Essa região contrai uma musculatura muito importante para o nosso corpo.
Entre os benefícios estão o combate à incontinência urinária e fecal e às hemorroidas. Durante o ato sexual, a musculatura fortalecida também pode provocar mais prazer se houver penetração vaginal ou anal. A principal vantagem da técnica são seus benefícios para a saúde e para o tratamento de doenças. Por exercitar essa série de músculos, o pompoarismo faz com que a mulher adquira consciência sobre sua musculatura do assoalho pélvico.
Busque Maior Consciência Corporal
O pompoarismo é uma prática milenar que eleva seu controle sobre a musculatura do assoalho pélvico. Você sabia que a prática de pompoar traz diversos benefícios para a saúde de todos os corpos com vagina? O papo de hoje é com a fisioterapeuta pélvica e sexóloga Eveline Esteves, que nos conta tudo sobre o pompoarismo. Além disso, outros benefícios como fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico e da prevenção de doenças como incontinência urinária e hemorroida são as principais causas na busca pela técnica. O exercício mais comum e simples é o de “segurar” o xixi, mas sem estar com a bexiga cheia ou com vontade de fazer xixi de fato, para não correr o risco de infecções. Esta ginástica consiste apenas nesse movimento de contração da musculatura pélvica. O exercício irá fortalecer os músculos vaginais e promover um melhor tônus da vagina.
Sente-se com as pernas cruzadas e com o corpo levemente inclinado para frente. Contraia a musculatura pélvica, incluindo o períneo, e solte devagar, pausadamente. Quem faz os exercícios com orientação profissional pode contar com o auxílio de acessórios para intensificar o treinamento e deixar a região ainda mais fortalecida.
O cone vaginal também é utilizado para proporcionar o mesmo efeito das bolas tailandesas, que é o de trazer maior força para os músculos vaginais. No entanto, com eles o movimento não deve ser de sucção ou expulsão.
Na sequência começar com a fisioterapia especializada, exercícios de pompoarismo e em algumas situações cirurgia. Se estiver muito leve, ele não vai cair, mesmo com a musculatura relaxada, se muito pesado você não vai segurar nem por 2 segundos. Faça pelo menos 4 semanas de exercício, antes de mudar de peso.
Não há pressa em começar a utilizar os acessórios, pois os benefícios para a vagina começam com os exercícios de sensibilização, que pouco a pouco vão fortalecendo a musculatura pélvica. O uso dos objetos, inclusive, depende da idade e condições de cada mulher.
Contraindicações Do Pompoarismo
Para você ter um entendimento amplo sobre em que a prática pode beneficiar sua saúde e sexualidade, confira os tópicos a seguir. Saiba mais em Exercícios de Kegel na gravidez combate a Incontinência Urinária. Quando você respira adequadamente, consegue administrar melhor o tempo da ginástica íntima e não a torna exaustiva. Para isso, inspire pelo nariz sempre que fizer o movimento de contração e expire ao relaxar os músculos da região pélvica.
O fortalecimento dos músculos começa com os exercícios de sensibilização, mencionados acima, que usam apenas o dedo. Depois de ter prática e entrar em contato com a própria sexualidade, a mulher pode buscar Pompoarismo como introduzir estes objetos. A higiene também é essencial, principalmente porque o canal vaginal é uma mucosa. Para praticar, as mãos devem estar limpas e os acessórios lavados com água e sabão neutro.