Site Profissional de Notícias

Blog de conteúdo informativo

O que é arte digital?

Geralmente, o trabalho se transforma em um material tão real que pode ser comparado a uma fotografia. O uso de softwares, como o “Photoshop” e o “Illustrator“, permite aos artistas digitais produzir peças para identidades visuais, propagandas, apresentações e infográficos. Foi com o lançamento do jogo Atari, em 1977, que essa manifestação ganhou força, pois a pessoa podia jogar vários jogos utilizando o mesmo equipamento. Atualmente, os games constituem uma das formas mais utilizadas de diversão e, por conta da tecnologia em constante desenvolvimento e o surgimento do smartphone, muitos games são lançados com frequência. Além de conseguir retratar a beleza que existe no mundo real, ao mesmo tempo, a sétima arte consegue manifestar histórias pessoais, estilos de vida, grandes momentos históricos e características da vida humana com toda a peculiaridade que envolve essas realidades.

As palavras foram substituídas por emojis; redes sociais, a exemplo do Instagram permite o compartilhamento de fotos; e o YouTube tonou-se um grande centralizador de conteúdo e propaganda. Embora a arte tenha se fixado a partir da década de 80, a sua aparição já data desde as décadas de 50 e 60. Em 1967, por exemplo, dois engenheiros de computação da Bell Labs utilizaram um cartão perfurado de computador e traduziram uma fotografia capturada para a linguagem ASCII.

Na imagem, Florence Thompsom, durante a depressão econômica que atingiu os Estados Unidos na década de 1930. Na fotografia brasileira se destacam Sebastião Salgado, Walter Firmo, Vânia Toledo, Boris Kossoy, Bob Wolfenson e Evandro Teixeira. Teatro é a representação artística feita por atores, que dão vida a personagens para contar histórias que podem ser fictícias ou reais. As esculturas da Grécia Antiga e do Império Romano, por exemplo, têm relevante importância histórica e ainda hoje podem ser vistas em muitos museus ao redor do mundo. A pintura é uma forma de manifestação muito rica e as técnicas e estilos podem ser bem representativos de uma época histórica, um movimento artístico ou de uma região. Os diferentes tipos de dança podem representar a cultura e a identidade de uma sociedade, como é o caso das danças folclóricas ou regionais.

Quais os tipos de arte digital?

Com o aparecimento dos primeiros computadores, de dimensões colossais e capacidade de processamento ínfima, artistas de vanguarda viram um novo espaço de experimentação aberto. Considerada a área mais popular da expressão visual digital, a edição de imagens e vídeos permite que, com o uso de programas como o popular “Photoshop” e outros tantos mais específicos, uma imagem seja modificada, a fim de realçar seus detalhes, ocultar outros, acrescentar elementos, mesclar imagens, etc. As animações, interferências visuais, videodesign, pinturas e artes sonoras são formas de expressões que vêm conquistando espaço e despertando o interesse de empresas que buscam maneiras de atrair o público. Atualmente, vale destacar os artistas James George, especializado em vídeo e culturas 3D. Além dele, o trio holandês JODI, reconhecidos pela exploração das características funcionais do meio digital, como os softwares e outros dispositivos eletrônicos.

Ela é apresentada em meios virtuais, como redes sociais, e em impressões gráficas. É esse o profissional que trabalha com a criação de identidade visual para pessoas artes para canecas de porcelana de porcelana e marcas, individualizando suas assinaturas visuais. Também pode criar imagens que ilustram capas e conteúdos de revistas, livros, banners, outdoors e muito mais.

de Artes

Seu inventor foi o americano Richard Outcault, que publicou em jornais o que foi considerada a primeira história em quadrinhos. A história em quadrinhos, ou HQ, é definida por uma sequência de desenhos feitos em quadros que juntos contam uma história. Normalmente se utiliza de balões e textos escritos dentro deles a fim de contar o que as personagens estão conversando ou pensando. O desenvolvimento da literatura aconteceu gradualmente e cada época e lugar possui características literárias distintas. Entretanto, podemos dizer que a literatura sempre representou uma importante fonte de conhecimento histórico acerca das sociedades. Com o passar do tempo e sua evolução, ela passou a ser não só um meio de comunicação simples e direta, mas também uma ferramenta para transmissão de ideias, sentimentos, reflexões, pensamentos e para narrar histórias.

Arte desenvolvida com o uso da tecnologia

E a caneta Wacom que tem níveis de pressão permitindo o sombreamento fácil e traços diferenciados, que é impossível de alcançar com um mouse, além de ser ergonômica e não precisar ser recarregada. (século XX), uma vez procurando uma visão ainda mais acentuada na distinção entre assunto-objeto, abriu-se novo caminho, pela mão do própria tecnologia através da simulação/ ilusão, onde os meios digitais (mascaram-se) tentam parecer o mais analógico possível. Assim vemos acontecer, sobremaneira, no cinema, uma cena que parece o mais possível ter sido realizada num local físico, existente. Para tal ser crível, são colocados todos os elementos sistema das interfaces, para a metáfora da janela. Assim como obras de arte do mundo físico se valorizam na mesma proporção em que se popularizam, as criações digitais seguem o mesmo caminho. A popularidade da pintura da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, faz com que o valor da obra original acompanhe a fama que ela tem.

Jogos Eletrônicos

Utilizando várias imagens – fotografias – que são projetadas muito rapidamente em uma tela, o olho humano enxerga essa sequência de fotos como um filme, ou seja, com movimento. Usando formas, espaços e volumes, o artista cria obras tridimensionais, ou seja, que têm altura, largura e profundidade. É uma das formas mais antigas de manifestação artística, tendo origem ainda na pré-história. As pessoas dançavam em rituais de celebração, agradecimento, cerimônias fúnebres e para pedir proteção. Trouxemos apenas alguns exemplos, pois como podem ver, falamos de um campo muito vasto.

A essa questão soma-se o fato de que com a interatividade, os receptores tornam-se mais ativos e possíveis coautores. Essa questão coloca em xeque a noção de obra de arte normalmente aceita como sendo a criação de uma única pessoa – o artista. Indica um universo utópico concebido digitalmente, um mundo virtual no qual grandes repositores de informação, de mutável identidade, não centrados na autoria, facilitadores de uma interação telemática, dão corpo a um “horizonte infinito” de formulários em desenvolvimento da arte e da comunicação.

277 thoughts on “O que é arte digital?

  1. Pingback: pg slot
  2. Pingback: dragongaming
  3. Hi there, I think your site could be having internet browser compatibility problems.
    When I take a look at your site in Safari, it looks fine however,
    if opening in I.E., it’s got some overlapping issues.
    I simply wanted to provide you with a quick heads up! Besides that, wonderful site!

  4. Hello there! This blog post couldn’t be written any better!
    Reading through this post reminds me of my previous
    roommate! He constantly kept preaching about this. I’ll send this information to him.
    Pretty sure he’s going to have a good read. Thank you for sharing!

  5. Calcinosis and metastatic calcification due to vitamin D intoxication cialis generic tadalafil 21 LA is an essential cofactor for the pyruvate dehydrogenase complex, and belongs to the class of metabotropic antioxidants, with both its oxidized disulfide and reduced di- thiol dihydro- lipoic acid forms showing antioxidant activity

  6. Hmm it looks like your blog ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just sum
    it up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying your blog.

    I too am an aspiring blog writer but I’m still new to everything.

    Do you have any helpful hints for inexperienced blog writers?
    I’d genuinely appreciate it.

  7. Pingback: bonanza 178
  8. Pingback: meja 365
  9. Since it was recently demonstrated by our group that comparable mechanisms of ATP release were existent in prostate cancer cells of the DU 145 cell line Sauer et al propecia vs finasteride Moreover, a recent prevention study demonstrated that the antiestrogen tamoxifen reduces by approximately one half the incidence of breast cancer in a population of women at elevated risk for this disease 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *