Site Profissional de Notícias

Blog de conteúdo informativo

Como se destacar em um processo seletivo

Esse é um item que pode ser facilmente desconsiderado noprocesso de recrutamento e seleção de pessoas. Estruturar bem as etapas da seleção e os procedimentos a serem adotados é importante para que haja mais organização, e também para trazer uma boa impressão da empresa que está oferecendo a vaga. É a junção dos processos interno e externo, ou seja, a junção do interesse na ocupação da vaga e o reconhecimento dos colaboradores da instituição.

O tema depende da empresa e cargo pretendido, mas geralmente os recrutadores pedem para explicar porque a empresa deve contratar você, ou pedem para que você conte suas experiências profissionais passadas. Lembre-se da importância de se preparar, manter a calma, ser sincero e demonstrar sua aptidão, de forma a ter mais chances de ser selecionado para uma vaga. Peça um feedback para o recrutador após a entrevista, a fim de compreender quais pontos precisam ser melhorados em seu perfil para ser bem-sucedido nos próximos processos. Não é apropriado utilizar vícios de linguagem ou palavras inadequadas durante uma seleção.

Interesse claro pela empresa

Encontre um local tranquilo, sem barulhos, no qual possa se concentrar ao fazer o registro das respostas. É indicado estar sozinho e manter a calma, a fim de evitar uma eliminação em virtude da falta de atenção. Ainda que o teste não seja supervisionado, faça-o conforme seus conhecimentos.

Tenha cuidados especiais na entrevista

Saiba que isso ocorre com grande frequência na maioria das vagas publicadas em site de empregos ou nos próprios sites das empresas em que você se aplica para as oportunidades. Pesquise sobre a empresa para entender seu negócio e quem são as companhias do mesmo segmento e tente descobrir também informações sobre o recrutador. “Da mesma forma que olham o seu perfil, você pode olhar o de quem vai te entrevistar. Se souber o nome do entrevistador [ou do responsável pela área], dê uma olhadinha no perfil dessa pessoa no LinkedIn. Em um processo seletivo com dezenas e até milhares de candidatos, é preciso buscar por aqueles que se destacam.

Dicas para se destacar em processos seletivos

Responda o formulário de perguntas com dedicação e atenção, tendo em vista que ele será avaliado juntamente ao seu currículo. Neste caso, a educação contínua é importante para o mercado de trabalho, já que demonstra interesse em continuar aumentando o seu conhecimento. O aprendizado não é apenas voltado para habilidades técnicas, mas também sobre as habilidades comportamentais.

Como fazer o melhor currículo de primeiro emprego [Guia Completo]

Nem sempre os recrutadores dão feedbacks individualizados ou completos, mas se você não conseguir a aprovação, não há problema algum em pedir um retorno estruturado para entender como melhorar. Além de fazer candidatos perderem tempo e, muitas vezes, dinheiro, essas falsas oportunidades tornam ainda mais difícil um momento em que as pessoas estão vulneráveis. Hoje, o mercado busca profissionais que têm os vagas em Jundiaí dois tipos de habilidades bem desenvolvidas e cada tipo de vaga dá pesos diferentes para elas. Escolher o que colocar no currículo é difícil, mas e quando parece que não há o que colocar? Pessoas inexperientes costumam pensar que não têm o que escrever no CV, mas elas normalmente têm. Trabalhos freelancers, voluntários e projetos pessoais contam no currículo para quem não tem experiência profissional.

Além disso, ao sistematizar, o processo decisório se torna mais fácil. Conhecer as atividades que serão desempenhadas é fundamental para saber como é o trabalho e a dinâmica das tarefas. Recrutamento simultâneo, ocasionando uma competição igualitária entre todos os candidatos.

Uma forma interessante de fazer isso envolve encontrar respostas para algumas perguntas-chave. A intenção é ter essas respostas formuladas na mente, mas de forma natural e não decorada. Isso vai determinar se o candidato vai gostar de trabalhar aqui e encontrar um ambiente que potencializa seus talentos.

Essa é uma etapa que requer a atenção do candidato, que deverá ler o e-mail recebido do departamento de RH e tirar suas dúvidas antes do início da entrevista. Faça uma pesquisa e prepare-se para responder ao porquê de estar interessado em trabalhar nessa empresa e se você está de acordo com a missão e os valores do negócio. Antes de iniciar um teste, leia atentamente os enunciados para garantir um bom desempenho.

249 thoughts on “Como se destacar em um processo seletivo

  1. Howdy, i read your blog occasionally and i own a similar one and
    i was just wondering if you get a lot of spam remarks? If so how do you reduce it, any plugin or anything you can recommend?
    I get so much lately it’s driving me crazy so any help is very
    much appreciated.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *