Site Profissional de Notícias

Blog de conteúdo informativo

Chimarrão E Tereré

O chimarrão ou mate é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas quíchua, aymará e guarani. Chimarrão ou como é chamado, mate, é um chá no qual é consumido frio ou quente e possui efeitos estimulantes. Afinal, consumo e temperatura, além do jeitinho de preparar mostram disparidades. Descubra hoje mesmo e desfrute da companhia de um chimarrão, chá ou tereré da Chás Real em sua leitura.

Além de ser uma bebida muito estimulante, elimina a fadiga ativando as funções físicas e mentais, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, favorecendo também o trabalho intelectual. Talvez um dos motivos de ser altamente consumido, além do seu efeito refrescante. Por ser consumida geralmente em infusões, é difícil apresentar a quantidade de cada componente nutricional da planta.

No século XIX, o Paraguai optou por proibir a exportação de erva-mate, isolando-se de outras nações. Dessa forma, países como o Uruguai e a Argentina começaram a importar a erva-mate brasileira. Isso ocasionou o desenvolvimento do cultivo em Santa Catarina e no Paraná, regiões antes com pouca tradição nessa cultura. Com o passar dos tempos, os missionários perceberam que os índios, sem o mate, aumentavam o consumo de bebidas alcoólicas, com consequente piora do desempenho no trabalho.

As bombas podem ser encontradas em diversos locais e com diversos materiais diferentes, como o alumínio, o bambu, etc. Chamado de Tereré ou Tererê é uma bebida típica do sul-americana, de origem Guarani, podendo se consumir junto a limão, hortelã etc. Portanto, o chimarrão é composto por cuia, bomba, erva-mate moída garrafa térmica e água com aproximadamente 70°C. Saiba aqui as diferenças entre as três bebidas provenientes da mesma erva, no qual tomado em diferentes regiões do Brasil. Além do sabor e a qualidade que todos merecem, a adição de aromas de abacaxi e hortelã junto com a erva-mate causam uma sensação de frescor e relaxamento.

Embora a utilização de uma cuia normal de chimarrão não prejudique o sabor do tereré, a guampa ou copo são recipientes mais adequados. Como já mencionamos, tanto o tereré quanto o chimarrão são preparados com a erva-mate. Porém, as características da erva para tereré são diferentes da erva para chimarrão. A característica que a temperatura da água confere à erva-mate, também proporciona combinações interessantes nas duas bebidas. Sabemos que em geral o hábito de criar uma roda de amigos ou familiares é comum.

Por isso, seu consumo tem mais adeptos em estados brasileiros mais quentes como Mato Grosso do Sul. Por sua proximidade com o Paraguai, os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná são os maiores apreciadores do mate gelado. Outro produto da erva-mate que conquistou o paladar dos brasileiros é o chá-mate.

De fato, o formato tradicional do tererê envolve água e erva-mate. Mas, outras misturas podem ser adicionadas para mixar os sabores e deixar a bebida ainda mais gostosa. Entre os ingredientes mais utilizados estão o limão, o capim-limão e a hortelã. Assim, é comum que os gaúchos defendam o chimarrão, enquanto o sul mato grossense afirma que o tereré é a melhor opção. Ambas as ervas costumam ter uma composição de folhas maiores e pó de erva-mate também. Contudo, como citamos acima, as diferenças existem e influenciam o sabor final da bebida. No caso da erva-mate para tereré, são observados mais galhos, pois o seu preparo acontece a partir de trituração.

Diferença entre Tereré e Chimarrão

Diferenças

Nesse sentido, podemos dizer que a erva-mate para chimarrão tem como característica ser mais fina, pois é moída em seu processo produtivo. Por isso, é comum ver a galera curtindo essas bebidas em rodas de amigos e familiares.

O tererê e o chimarrão têm em comum o fato de precisarem da bomba para que possam ser consumidas. As melhores bombas são aquelas fabricadas de alumínio, pois são mais duráveis e têm mais qualidade. Essas bombas podem ser ornamentadas, tendo detalhes feitos de ouro e até mesmo pedras preciosas encravadas. O preparo do tererê pode contar com a adição de alguns ingredientes além da erva-mate como capim-limão, limão, hortelã ou até um suco. A ideia é combinar o sabor da erva-mate com outro sabor mais leve, tirando um pouco o seu amargor. Mesmo feitas da mesma planta, a erva-mate, o chimarrão e tereré possuem sim suas diferenças.

O chimarrão passa por infusão em água quente e, geralmente, consumido durante o ano todo. Já o tereré é feito em infusão de água fria ou, em alguns locais, no suco, é consumido em locais mais quentes.

A cuia tradicional de chimarrão também pode ser usada para servir tererê, porém, é mais comum o uso da guampa para a bebida refrescante. Para quem ainda não conhece a guampa (cuia de tererê) é um tipo de copo com formato sinuoso, fabricado a partir do chifre de boi. A principal diferença entre tererê e chimarrão se encontra na sua temperatura, pois o primeiro é preparado com água fria enquanto o outro com água fervente. Ambas as bebidas são infusões de erva-mate com água, porém, o tererê refresca enquanto o chimarrão esquenta. Por ser preparado gelado, o tererê é bastante consumido por crianças.