Site Profissional de Notícias

Blog de conteúdo informativo

Chimarrão E Tereré

O chimarrão ou mate é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas quíchua, aymará e guarani. Chimarrão ou como é chamado, mate, é um chá no qual é consumido frio ou quente e possui efeitos estimulantes. Afinal, consumo e temperatura, além do jeitinho de preparar mostram disparidades. Descubra hoje mesmo e desfrute da companhia de um chimarrão, chá ou tereré da Chás Real em sua leitura.

Além de ser uma bebida muito estimulante, elimina a fadiga ativando as funções físicas e mentais, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, favorecendo também o trabalho intelectual. Talvez um dos motivos de ser altamente consumido, além do seu efeito refrescante. Por ser consumida geralmente em infusões, é difícil apresentar a quantidade de cada componente nutricional da planta.

No século XIX, o Paraguai optou por proibir a exportação de erva-mate, isolando-se de outras nações. Dessa forma, países como o Uruguai e a Argentina começaram a importar a erva-mate brasileira. Isso ocasionou o desenvolvimento do cultivo em Santa Catarina e no Paraná, regiões antes com pouca tradição nessa cultura. Com o passar dos tempos, os missionários perceberam que os índios, sem o mate, aumentavam o consumo de bebidas alcoólicas, com consequente piora do desempenho no trabalho.

As bombas podem ser encontradas em diversos locais e com diversos materiais diferentes, como o alumínio, o bambu, etc. Chamado de Tereré ou Tererê é uma bebida típica do sul-americana, de origem Guarani, podendo se consumir junto a limão, hortelã etc. Portanto, o chimarrão é composto por cuia, bomba, erva-mate moída garrafa térmica e água com aproximadamente 70°C. Saiba aqui as diferenças entre as três bebidas provenientes da mesma erva, no qual tomado em diferentes regiões do Brasil. Além do sabor e a qualidade que todos merecem, a adição de aromas de abacaxi e hortelã junto com a erva-mate causam uma sensação de frescor e relaxamento.

Embora a utilização de uma cuia normal de chimarrão não prejudique o sabor do tereré, a guampa ou copo são recipientes mais adequados. Como já mencionamos, tanto o tereré quanto o chimarrão são preparados com a erva-mate. Porém, as características da erva para tereré são diferentes da erva para chimarrão. A característica que a temperatura da água confere à erva-mate, também proporciona combinações interessantes nas duas bebidas. Sabemos que em geral o hábito de criar uma roda de amigos ou familiares é comum.

Por isso, seu consumo tem mais adeptos em estados brasileiros mais quentes como Mato Grosso do Sul. Por sua proximidade com o Paraguai, os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná são os maiores apreciadores do mate gelado. Outro produto da erva-mate que conquistou o paladar dos brasileiros é o chá-mate.

De fato, o formato tradicional do tererê envolve água e erva-mate. Mas, outras misturas podem ser adicionadas para mixar os sabores e deixar a bebida ainda mais gostosa. Entre os ingredientes mais utilizados estão o limão, o capim-limão e a hortelã. Assim, é comum que os gaúchos defendam o chimarrão, enquanto o sul mato grossense afirma que o tereré é a melhor opção. Ambas as ervas costumam ter uma composição de folhas maiores e pó de erva-mate também. Contudo, como citamos acima, as diferenças existem e influenciam o sabor final da bebida. No caso da erva-mate para tereré, são observados mais galhos, pois o seu preparo acontece a partir de trituração.

Diferença entre Tereré e Chimarrão

Diferenças

Nesse sentido, podemos dizer que a erva-mate para chimarrão tem como característica ser mais fina, pois é moída em seu processo produtivo. Por isso, é comum ver a galera curtindo essas bebidas em rodas de amigos e familiares.

O tererê e o chimarrão têm em comum o fato de precisarem da bomba para que possam ser consumidas. As melhores bombas são aquelas fabricadas de alumínio, pois são mais duráveis e têm mais qualidade. Essas bombas podem ser ornamentadas, tendo detalhes feitos de ouro e até mesmo pedras preciosas encravadas. O preparo do tererê pode contar com a adição de alguns ingredientes além da erva-mate como capim-limão, limão, hortelã ou até um suco. A ideia é combinar o sabor da erva-mate com outro sabor mais leve, tirando um pouco o seu amargor. Mesmo feitas da mesma planta, a erva-mate, o chimarrão e tereré possuem sim suas diferenças.

O chimarrão passa por infusão em água quente e, geralmente, consumido durante o ano todo. Já o tereré é feito em infusão de água fria ou, em alguns locais, no suco, é consumido em locais mais quentes.

A cuia tradicional de chimarrão também pode ser usada para servir tererê, porém, é mais comum o uso da guampa para a bebida refrescante. Para quem ainda não conhece a guampa (cuia de tererê) é um tipo de copo com formato sinuoso, fabricado a partir do chifre de boi. A principal diferença entre tererê e chimarrão se encontra na sua temperatura, pois o primeiro é preparado com água fria enquanto o outro com água fervente. Ambas as bebidas são infusões de erva-mate com água, porém, o tererê refresca enquanto o chimarrão esquenta. Por ser preparado gelado, o tererê é bastante consumido por crianças.

456 thoughts on “Chimarrão E Tereré

  1. Severe effects in overdose also include rhabdomyolysis and hypothermia 6 where to buy cialis online safely These compounds have some common targets but have also been demonstrated to have distinct biological effects on breast cancer cells 13, 14 and the relatively high concentrations necessary to inhibit the expression of CDK6 and to induce cell cycle arrest in breast cancer from 50 to 200 ОјM 15, 16

  2. Exploratory end points included overall survival, disease progression, skeletal morbidity rate allowing one event per assessing period 3 weeks, and percent change from baseline to week 13 in uNTx and BSAP levels levitra 20mg maroc Matsuzaki and Schubert 19 reported that the ovarian cortex around endometriomas showed higher levels of oxidative stress than the cortex surrounding other benign ovarian cysts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *