Para visualizar melhor essa diferença, imagine que está observando por um microscópio um fio de cabelo crespo e um de cabelo liso, ambos milhares de vezes ampliados. Se os seus cachos têm mais ou menos a espessura de um canudinho, você é do tipo 4. Os cachos tipo 4 lembram também um aramado e são bastante frágeis.
Já o crespo, terá mais queratina em alguns dos lados e menos em outros. A distribuição é irregular e algumas partes são mais frágeis e desprotegidas. Isso quer dizer que há uma quantidade maior de queratina nos lados e menos no centro da circunferência da haste. Por ter uma quantidade menor no centro, o fio, como um todo, fica mais frágil no manuseio. Assim, é preciso atenção e delicadeza na hora de cuidar dele. O calor em excesso resseca os fios e pode comprometer o efeito esperado com a finalização.
Cabelo Cacheado
A marca registrada desse tipo de cabelo, com certeza, é o volume. Como os cachinhos “grudam” um no outro e se enroscam, são mais frágeis e merecem muitos cuidados no momento do desembaraço. Além disso, mantém os cachos por ainda mais dias, pois eles são extremamente definidos.
Fatores genéticos, hormonais, ambientais e hábitos de vida costumam estar envolvidos no afinamento e queda em todos os tipos capilares. Cabelos afro são predominantemente pretos, sendo esperado entre 50 e 100 mil fios que cada pessoa. De acordo com a especialista, o tipo 2 possui pouco grau de encolhimento e pode ser cortado molhado, sem que isso altere seu comprimento. Nesse tipo de cabelo é possível cabelo cacheado ver a formação de um desenho de S. Nessa condição, os fios vão se tornando cada vez mais finos e curtos até desaparecerem. Fios frágeis podem ser uma característica pessoal, variação da raça ou alguma anormalidade estrutural da fibra capilar, congênita ou adquirida. Como se tratam de danos acumulativos, é esperado que cabelos longos apresentem mais sinais de desgaste e necessitem de mais cuidados.
O Que Determina Os Tipos De Cabelo?
Quando tratado adequadamente, ele se apresenta suave ao toque e mais sedoso. Para dar forma ao cabelo e definir os cachos, o leave in pode ser usado diariamente, sendo necessário apenas retirar o creme do dia anterior com água. Outro produto que pode ser utilizado é o reparador de pontos, que dá brilho e maciez, e deve ser aplicado com os fios já secos. Os caracóis são muito estreitos, e por isso se parecem com pequenas molinhas. Para manter a umidade natural dos fios, não é recomendado lavar todos os dias. Utilize produtos com alto grau de hidratação, pois os fios costumam ser mais frágeis e ressecados que os demais tipos.
Sem nenhuma ondulação, os cabelos do tipo 1 costumam ser muito oleosos. Isso porque a ausência de curvatura faz com que a oleosidade produzida naturalmente pelos cabelos consiga passar rapidamente pelo comprimento e chegar até as pontas. Apesar de nós crespas e cacheadas usarmos muitos cremes e produtos, exagerar na quantidade utilizada pode deixar os fios pesados e sem vida. O cabelo crespo tipo 4 é por natureza um cabelo mais livre e volumoso, e você usar creme demais ele vai ficar endurecido e sem movimento.
Já os fios das subcategorias 3B e 3C, costumam absorver até melhor as máscaras mais oleosas, mas ainda assim não pode ser nada muito exagerado. Uma boa tática é escolher shampoo que seja branquinho, mas ainda assim mais transparente do que opaco. Eles irão garantir uma boa limpeza nos fios, mas sem que eles fiquem com aspecto ressecado. O condicionador finaliza a última etapa da lavagem, e deve ser priorizado a escolha daqueles mais transparentes ao invés dos leitosos. Além disso, ele deve ser aplicado sempre da metade com comprimento para baixo, assim, ele não afetará a oleosidade dos fios. Se você acabou de ler todas essas descrições dos 9 tipos de cabelos e está apavorada porque não consegue se identificar com apenas um, fique tranquila.
Para maior definição, faça texturizações e invista em um creme ativador de cachos. Esse tipo de cabelo não possui nenhum tipo de ondulação e é conhecido como liso extremo, sem qualquer tipo de textura. Conhecer o seu tipo de cabelo é importante para você saber a melhor maneira de cuidar dele, qual produto é mais indicado, além de saber qual tipo de corte te favorece. Assim, para ter cabelos saudáveis é preciso que se tenha controle de uma ampla quantidade de fatores. A ação do clima e de outros fatores ambientais pode alterar a estrutura dos cabelos saudáveis.
Desembarace as fibras capilares com o auxílio de um pente de dentes largos, de preferência de madeira. Também sele os fios com óleos à base de coco, jojoba ou argan. Se quiser estilizar, use leites e manteigas específicas para cabelos crespos. Os fios já não ficam tão grudados na raiz e cachos soltos começam a se formar. O creme ativador de cachos pode ser usado nas ondas soltas e intensas, desde que em pequenas quantidades. A curvatura em S já é mais definida, o que pode comprometer a modelagem dos fios.