A principal questão colocada nesses casos é adotar um tipo de relação mais específico do que se conduz em outras iniciativas que lidam com a natureza, como é o caso da arquitetura biomimética ou dos projetos sustentáveis. Trata-se, sobretudo, de colocar a arquitetura e aqueles que a produzem sob uma perspectiva mais ampla, de conjunto e contato com interferências e oportunidades conferidas pelo meio. É possível ver, inclusive, um resgate cada vez maior de técnicas planta de casas para terreno 10×20 de construção antigas — tijolo de adobe, cobertura de palha, paredes de taipa —, muitas delas aprimoradas para atender às condições atuais de moradia e aos diferentes usos da edificação. Para não limitar os exemplos de arquitetura naturalista às criações de Frank Lloyd Wright, selecionamos projetos de diversos profissionais para você avaliar e se inspirar. O dicionário traz o significado de naturalismo como condição e estado do que é produzido pela natureza.
Essa mudança trouxe inovações sobretudo, para a decoração interna, a qual os objetos e itens decorativos passaram a ser produzidos valorizando formatos ornamentais cujos detalhes eram planejados de maneira minuciosa, transformando o trabalho artesanal em arte propriamente dita. Segundo a EcoDesenvolvimento.org , a Biomimética é composta de Bios (Vida) + Mimesis (imitação), planta de casas 10×20 esta junção deu origem a esta palavra. A natureza é mestre em soluções, ela se adapta e sobrevive a agressividade da ação humana sobre a terra. “Este pode até ser um prédio que não foi inspirado diretamente por observações da natureza, mas por estar no meio de um bosque e ser feito de madeira, ele se relaciona muito bem com seu ambiente”, explica Tang.
Este enfoque multidisciplinar busca seguir uma série de princípios ao invés de se concentrar em códigos estilísticos. É natural do arquiteto buscar um organismo que faça o que ele quer fazer na arquitetura, ou seja, um processo de buscar justificativa para a ideia que está querendo conceber. Partiu da ideia do projeto e tenta encontrar qual organismo encaixa com a intenção da criação. A cada dia, aumenta o número de comunidades e de profissionais dispostos a propor novos modelos de arquitetura e de convívio social. O objetivo não é somente preservar os elementos naturais, mas também construir espaços ou planejar áreas ao ar livre que permitam a socialização e que estimulem a integração entre pessoas. Um de seus projetos mais famosos cumpre muito bem a proposta de adequar a construção às condições e características do local.
Edifícios esteticamente agradáveis têm o poder de inspirar, criar uma atmosfera positiva e melhorar a qualidade de vida das pessoas que os habitam ou frequentam. Além disso, a estética é uma forma de expressão artística e pode transmitir valores culturais e sociais. Na pegada de iluminação celestial, a entrada de luz natural se tornou uma prioridade nos projetos contemporâneos e, para isso, as claraboias emergem como uma solução elegante e eficaz. Tons terrosos, verdes suaves e azuis serenos permeiam os espaços, criando ambientes que convidam à serenidade e ao bem-estar. Essa abordagem consciente das cores não apenas transforma visualmente os espaços, mas também influencia positivamente o estado de espírito dos moradores. Soluções de climatização passiva valorizam a luz natural e a ventilação cruzada, enquanto a decoração simples e aconchegante reflete o desejo dos moradores por um ambiente acolhedor e convidativo.
navios naufragados para conhecer pelo mundo; um deles está no Brasil!
Agora que já vimos quais as principais características do Art Nouveau e algumas notáveis obras na Europa no Brasil, podemos entender sua importância e como todas essas características podem ser empregadas em projetos contemporâneos. Na Arquitetura, um dos marcos principais do movimento é o hotel Gresham Palace em Budapeste, que possui uma arquitetura rica em elementos característicos desse estilo arquitetônico, sendo estes expressos pela presença de vitrais, mosaicos, ferragens e outros detalhes curvilíneos. Nesse sentido, este estilo se inspira fortemente nas formas orgânicas da natureza, isto fica claro através do emprego de linhas curvilíneas e fluidas que não obedecem a um padrão definido, além dos formatos inspirados por flores, folhas e outros elementos naturais. O estúdio norueguês Reiulf Ramstad Arkitetker conta com um número considerável de intervenções paisagísticas em seu portfólio, projetos que procuram dar forma a uma nova maneira de se experimentar a natureza.
Redescobrir a Sabedoria da Arquitetura Vernacular
O Art Nouveau também conhecida como Arte Nova, consiste em um movimento que originou um estilo internacional arquitetônico e de artes decorativas que se manifestou na Europa entre o final do século XIX e início do século XX. Marcos Cruz, professor da Escola de Arquitetura Bartlett, da Universidade de Londres, participou do projeto do museu junto com os principais arquitetos, Peter Crook e Colin Fournier. Mais de um século depois, a arquitetura “biomimética” está incorporando até mesmo materiais vivos em suas estruturas. Com isso perguntou-se como a natureza faz para eliminar poluentes, coletar micropartículas e filtrar, na busca por soluções que possam reduzir o ozônio no Ibirapuera. Serviram como fonte de inspiração a Venus’ flower basket (esponja de vidro), peixes filtradores, como a Salpa marinha, plantas fitorremediadoras e wetlands. A partir desses organismos, foi proposta uma estratégia de filtragem do ar, utilizando os design principles investigados.
De acordo com o arquiteto, este processo inclui a revitalização dos parques, por exemplo, para equilibrar a presença de áreas verdes e áreas construídas nas cidades. Além disso, a valorização de energias alternativas e renováveis nos centros urbanos e a inclusão de métodos de escoamento de água da chuva para o reaproveitamento deste recurso também foram apontadas pelo professor como meios de pensar o urbanismo de forma sustentável. Para desempenhar as funções de cada etapa do processo de filtragem e renovação do ar foram propostos três elementos – a célula filtrante, a coluna de condensação e o dissipador. Buscou-se transpor as estratégias identificadas nos organismos para soluções arquitetônicas, desenvolvendo estruturas modulares capazes de efetuar essas funções e se combinar em diferentes arranjos.
A arquitetura remete mais à arte do que ao ato de construir, este sendo apenas uma das etapas do processo de se fazer arquitetura. Segundo Krier (1980), o grande vilão e responsável pelo “enfeiamento” das cidades é a industrialização que, de acordo com o arquiteto, “não trouxe melhorias técnicas significativas na construção”. A beleza transforma e eleva o senso crítico do ser humano, e nos transformando altera nosso relacionamento com o outro, com o próximo, com o ambiente e com as extensões das nossas relações, sejam afetivas ou sensoriais, fazendo também com que enxerguemos os problemas inerentes a eles com mais sensibilidade. Tornando-nos sensíveis ao nosso entorno, somos provocados à modificá-lo, a contribuir com a sua evolução e, consequentemente, melhorarmos nossa convivência em sociedade.
Quais são as principais tendências estéticas na arquitetura contemporânea?
E embora a construção ainda seja organizada hoje de acordo com as formas de produção artesanal, o artesanato como uma cultura autônoma foi destruída pela divisão industrial e social do trabalho. Uma cultura da construção e da arquitetura deve basear-se numa tradição de construção manual altamente sofisticada e não na formação de “corpos profissionais especializados”. A industrialização acabou facilitando apenas a centralização do capital e do poder político, seja ele privado ou público.