Site Profissional de Notícias

Blog de conteúdo informativo

A importância da moda sustentável e consciente

E se você já tem roupas no armário que não usa mais, que tal dar uma nova vida a elas? A customização e o upcycling são ótimas opções para transformar peças antigas em algo novo e estiloso. Pois só assim você saberá quais marcas protegem o meio ambiente e cuidam da humanidade e quais são verdadeiras fast fashions. Porém, por outro, proporciona um grande impacto ao meio ambiente, como maior emissão de gases de efeito estufa, maior quantidade de resíduo têxtil. Já a produção rápida acaba gerando grandes estoques e, consequentemente, promoções que levam a compras por impulso e maior descarte de peças.

E, em tempos de graves crises climáticas, a discussão da moda sustentável está cada vez maior. Todos os especialistas consultados concordam que o nível atual de consumo é insustentável. “Para que a indústria têxtil como um todo seja sustentável, precisamos de uma mudança política e estrutural.” Longe de ficar parada, a especialista avançou para formar, em 2018, a associação que hoje reúne as principais marcas de moda sustentável da Argentina. O nascimento desse espaço coletivo, diz ela, foi uma conseqüência natural de um forte processo pessoal.

Os nossos sapatos e botas ReBOTL são feitos com os mesmos critérios de produção, característicos da nossa marca. Aqui na Timberland, trabalhamos para promover a moda ética de várias maneiras chave. Vestidos eco-friendly podem ser encontrados em diversas ocasiões, desde eventos formais até o dia a dia, com modelos que vão desde o clássico até o moderno e descolado. Sem dúvidas, os looks conquistam homens e mulheres de todos os estilos, conforme mostram as fotos. Comprar conscientemente – antes de realizar uma compra, é interessante refletir se você realmente precisa daquilo.

Mas a busca por um desenvolvimento mais harmonioso, que deixe para trás a moda rápida, é um consenso entre todos aqueles que promovem este movimento. Uma das peças coringas do nosso guarda-roupa é também uma das que mais impactam o meio ambiente durante a produção. “Fazer um par de jeans requer cerca de 7,5 mil litros de água, o equivalente à quantidade que uma pessoa média bebe em sete anos”, aponta relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente . O tratamento, reutilização, reconversão e uso criativo dos materiais faz parte da abordagem circular que a moda sustentável implica.

Prata e moda sustentável: Estilo consciente e elegante

Venda ou troque suas roupas em brechós

“A moda sustentável tem como objetivo central reduzir o impacto no planeta Terra, com materiais e processos de produção ecológicos, e considerar também a questão social, prezando pelos direitos humanos e qualidade de vida dos trabalhadores, apenas.” Por isso, os resultados mostraram que a indústria brasileira gasta, em média, 5.196 mil litros de água para produzir uma única peça de calça jeans. Os resultados Prata 925 mostraram que a indústria brasileira gasta, em média, 5.196 mil litros de água para produzir uma única peça de calça jeans. Além de se atentar ao ciclo de produção, a moda consciente também se atenta ao uso no dia a dia, à escolha e durabilidade das peças e, claro, ao descarte responsável. As roupas devem ser doadas ou vendidas para arrecadação de recursos a projetos sociais, por exemplo.

Qual o conceito de moda sustentável?

Desde então, tem havido um crescente interesse e conscientização sobre a importância da moda sustentável e do consumo consciente — tanto pelo aspecto do planeta como das pessoas que produzem as roupas. Você sabe a origem e o destino de todas as peças de roupa que você usa? A moda sustentável é a área desse setor que se preocupa em pensar em soluções mais responsáveis social e ambientalmente para todo o ciclo de vida de uma roupa. Ao redor do mundo, marcas como a liderada por Alejandra Gougy estão transformando roupas e materiais originais para fazer novas peças de vestuário a partir de materiais descartados. O tecido ReBOTL mostrou-se tão eficiente, que o usámos em cerca de 450 dos nossos produtos.

Moda ecológica

Existem diversos tipos de jeans, jaquetas, blusas e calçados que você consegue conferir em sua etiqueta o percentual de algodão, podendo assim fazer uma compra mais sustentável. Não é segredo que a indústria fashion é uma das mais poluentes do mundo. Esse tipo de tecido pode acabar poluindo os oceanos e é mais difícil de limpar, porque as partículas de microfibra são muito pequenas. Como alternativa, escolha um algodão orgânico ou com certificação GOTS – um padrão mundial que leva em consideração os aspectos sociais e ambientais de seu cultivo e produção. Tente garantir que os tecidos das suas roupas sejam retirados de fontes renováveis e produzidos com materiais que possam ser reciclados. Entende-se como moda sustentável aquela que se preocupa em usar métodos de produção que não produzam ou, pelo menos, minimizem o impacto ambiental e possui como principal objetivo oferecer peças com durabilidade e que tenham o uso prolongado.

Por isso, há quem evite comprar determinadas marcas ao conhecer seu histórico. Do mesmo modo, não gostam de empresas que prezam pouco ou quase nada às questões ambientais, além daquelas que se envolveram até em casos polêmicos, como uso de mão de obra escrava. Como o próprio nome indica, moda sustentável é um conceito que se relaciona ao método de produção de todos esses artigos que chegam às pessoas. A ideia, em geral, é minimizar os impactos à natureza e evitar os prejuízos ao meio ambiente. Uma forma de descartar roupas de forma sustentável é doando para instituições de caridade ou brechós. Outra opção é reciclar as peças em empresas especializadas em reciclagem têxtil.

Moda sustentável tem o objetivo de reduzir o impacto ambiental no planeta. A moda sustentável depende muito dos seus criadores, já a moda consciente depende dos consumidores. A moda sustentável pode ser inovadora ao incentivar o uso de materiais reciclados e tecnologias mais sustentáveis na produção de roupas. Além disso, a moda sustentável pode incentivar a criação de novos modelos de negócios e parcerias entre marcas e comunidades locais.

84 thoughts on “A importância da moda sustentável e consciente

  1. Hi fantastic blog! Does running a blog such
    as this require a lot of work? I have very little expertise in coding
    but I was hoping to start my own blog soon. Anyway, should you have any recommendations or techniques for new blog owners please share.
    I know this is off topic nevertheless I just had to ask.

    Kudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *