Outra ação que pode ser realizada por esta equipe é a evacuação das áreas afetadas por um incidente, por exemplo, em casos de vazamento de gás, incêndio ou explosão. Em caso de pessoas feridas, por exemplo, podem prestar os primeiros socorros e, em seguida, encaminhá-las para o hospital mais próximo. A brigada de emergência serve para preservar a vida dos colaboradores e os bens da empresa. Para isso, a brigada segue um conjunto de medidas de segurança e ações dedicadas à prevenção de sinistros e acidentes envolvendo danos físicos.
O número de brigadistas será estabelecido pela legislação específica de cada estado, portanto a empresa deve consultar, caso esteja obrigada a instaurar uma brigada de incêndio. Esses brigadistas também estão aptos para atuar nos processos de evacuação de emergência em casos de incêndios, prestação de socorros e primeiros socorros. Isso porque eles aprenderão como identificar riscos potenciais, como evacuar em caso de emergência e como usar equipamentos de combate a incêndio, como extintores.
Ações da brigada de incêndio
Consultar formalmente o Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho quanto aos riscos e recomendações pertinentes à realização de cada obra, construção ou reforma, promovendo previamente as ações necessárias à realização avcb segura das atividades. A prevenção é a melhor solução – por isso, elaborar um plano de abandono é uma medida que torna a empresa mais segura para todos que transitam e trabalham nela. Os membros da CIPA se responsabilizam por isolar o lugar do sinistro, fornecer equipamentos para proteção das pessoas e monitorar as atividades de salvamento.
A brigada de emergência é composta por um grupo de profissionais organizado e preparado para atender a qualquer tipo de evento perigoso que represente risco às pessoas e às edificações da empresa. Independentemente do ramo de atividade, as empresas estão sujeitas à situação de emergências que necessitam de evacuação de local e primeiros socorros. Apenas as empresas que possuírem 20 funcionários ou mais são obrigadas a instituírem uma brigada de incêndio.
É obrigatório ter brigada de incêndio?
Não tem como falar em saúde e segurança no trabalho sem lembrar que comissões internas integradas por colaboradores capacitados para lidar com determinados riscos e acidentes, são essenciais em qualquer empresa. SPObras atende à legislação vigente e estabelece outros treinamentos para seus funcionários, como procedimentos para incêndios em carros, vazamentos de gás de cozinha e primeiros socorros em adultos e crianças. A atual equipe de brigadistas deverá atuar por um ano, quando então novos funcionários serão selecionados para fazer parte da brigada, que é uma exigência da legislação vigente. No dia 8 de dezembro, a SPObras fez o treinamento para seus 27 brigadistas na Rochácara Ecofire, que cumpriram uma carga de horas de aulas teóricas e práticas sobre prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros. Dimensionar e promover a solicitação dos recursos necessários ao suporte à vida e à locomoção de todos os pacientes em caso de evacuação das instalações. Transmitir a ordem de evacuação das instalações e conduzi-la conforme orientações do chefe da brigada e definições do Plano de Segurança Contra Incêndio e Emergências.
O que é a brigada de incêndio?
Para saber que tipos de itens devem conter no Kit de primeiros socorros da sua empresa é necessário consultar um profissional de segurança do trabalho que seguirá a legislação específica do segmento. Aliás, uma das exigências durante as vistorias do Corpo de Bombeiros é que o local tenha um certificado que comprove que naquele estabelecimento existe um grupo competente de brigadistas, que frequentaram cursos e treinamentos sobre o tema. Embora esse seja de senso comum que apenas o Corpo de Bombeiros é responsável pelos riscos relacionados a incêndios nas construções, isso é um mito que precisa ser desconstruído.
Sistema de gestão trata-se de uma estrutura capaz de fazer o ciclo de informações seguir seu caminho mesmo sem depender de nenhuma pessoa em específico. No caso de mal súbito ou acidente, o brigadista é o responsável pelos primeiros procedimentos até que o socorro especializado chegue. Após o curso, todos recebem oatestado de brigadista de incêndio, que deve passar porreciclagem, anualmente. Institucional Novidades e informações relevantes para manter você atualizado sobre a Metadados.
A ISO 9001 estabelecerá procedimentos de verificação e medição do risco inerente às atividades operacionais da empresa, permitindo que ela trabalhe para minimizá-los, quando sua mitigação não for possível. Cada estado possui uma legislação específica para a brigada de incêndio, apesar de o estabelecimento do grupo ser regulamentado a nível nacional. Em resumo, a brigada de emergência é formada pelos próprios colaboradores da empresa que se candidatam de forma voluntária. A Norma Regulamentadora nº 23 , redigida pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, estabelece que as empresas devem atender a legislação estadual do Bombeiro Militar ou instituição similar quanto à obrigatoriedade da brigada.
A brigada de incêndio ocupa um papel fundamental na prevenção e no combate aos incêndios e outros incidentes no Brasil. Para estar em conformidade com a legislação, bem como para implementar as normas do sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho, sua empresa pode sempre contar com a Consultoria Online Verde Ghaia. Contudo, por menor que seja o risco de incêndios, as ações preventivas são importantíssimas, pois até empresas com atividades das mais pacatas e burocráticas possíveis estão sujeitas aos incêndios. Para estarem preparadas a ajudar aos demais colaboradores da empresa, este grupo de voluntários recebe formação técnica específica e teórica sobre primeiros socorros. Essa equipe também é responsável por identificar possíveis riscos no ambiente de trabalho e também por emitir relatórios e pareceres, além de fiscalizar o estado de conservação dos equipamentos de segurança. O cuidado com a vida dos colaboradores de uma empresa é um princípio básico para segurança e harmonia do ambiente de trabalho.