Crença na mediunidade, capacidade de comunicação com espíritos. As tradições religiosas do judaísmo, cristianismo e do islamismo sustentam a ideia de uma queda inicial. Conseqüentemente, a vontade humana encontra-se pervertida pelo egoísmo e pela soberba. Geena, significando inferno, é muitas vezes citada no Alcorão. Maomé, provavelmente, absorveu a palavra das comunidades judaicas de Medina com as quais manteve rígido contato. Panenteísmo, crença segundo a qual a divindade e o universo natural coincidem, embora professe uma transcendência de Deus diante da natureza.
No Brasil, a maioria das pessoas pratica alguma religião. Atualmente, nos países da Europa, há certo declínio da religião, sobretudo cristã. Vale destacar também o advento da expansão europeia pelos continentes levou a religião ocidental pelo mundo.
“Conhecer, servir e adorar a Deus tem absoluta prioridade na vida” diz YOUCAT 352. Esse Deus é de alguma forma uma pessoa com um espírito e livre-arbítrio (porque se cada ser humano possui essas características, Deus as tem 3 vezes mais). A oração é o contato mais intenso possível com a realidade.
A cultura hindu é baseada na crença de que a alma está inscrita em um ciclo evolutivo de reencarnação marcado pelo carma (repetição). Deve haver uma evolução espiritual que possa libertar a alma desse ciclo atingindo o nirvana (libertação do sofrimento). O livro principal do islã é o Alcorão e é considerado a própria palavra de deus, revelada ao profeta Maomé .
O culto a Deus já tem uma relação mais próxima com o culto ecumênico, e tem por objetivo, como o próprio nome já diz, invocar e adorar o nome de Deus. Tal culto pode ser promovido tanto em grupo como individual. Em grupo, podem ser considerados culto a Deus as oracaobrasil.com.br catequeses, os cursos de batismo ou novenas. Já o individual está relacionado à oração de um indivíduo a Deus, como em uma “conversa privativa”. As orações em silêncio a Deus também podem ser consideradas como culto. Transforma-me plenamente com o Teu amor.
Oração: a forma de conversar com Deus nas mais diversas religiões
Algumas orações são para fazer pedidos, outras orações são para agradecer, outras para procurar por mais estabilidade emocional e assim por diante. Pode ser que a vida seja corrida e que não sobre exatamente muitas horas para aproveitar a folga, mas tirar alguns minutos faz toda a diferença. Você sentirá que orar todos os dias se tornará um prazer de maneira que não será um hábito forçado e sim algo que você faz naturalmente simplesmente porque deseja. A dúvida vem da ignorância da Palavra de Deus. A incredulidade é quando alguém sabe que há um Deus que responde às orações, e ainda assim não crê em Sua Palavra.
Bênção-Adoração, Petição, Intercessão, Ação de Graças e Louvor
É uma oração que “imediatamente reconhece que Deus é Deus! Canta-O por Si próprio, glorifica-O, não tanto pelo que Ele faz, mas sobretudo pelo que Ele é” . Mas, se você sente que sua vida de oração não vai a nenhum lugar, a melhor coisa é recorrer à Bíblia.
A adoração está estritamente ligada à bênção. O Catecismo descreve essa forma de oração como “a primeira atitude do homem que se reconhece criatura diante do seu Criador. Exalta a grandeza do Senhor que nos criou e a omnipotência do Salvador, que nos liberta do mal.
Oração na vida da Igreja[editar | editar código-fonte]
Outra vertente surgiu com o Cientificismo, o socialismo e o anarquismo. Todos esses movimentos negavam a existência de Deus e queriam destruir a religião como instituição. Marx afirma que a religião é o “ópio do povo”, no sentido que ela o deixava anestesiado e sem iniciativa para lutar contra as injustiças sociais.