Site Profissional de Notícias

Blog de conteúdo informativo

Explorando e brincando com diferentes objetos!

– Já a partir de 1 ano, em geral, a criança começa a interagir com mais frequência com os objetos ao seu redor, assim o faz de conta e as brincadeiras corporais ganham lugar no brincar. Ressalta-se que o brinquedo a ser utilizado pela criança deficiente, não é diferente brinquedos de bebe de um brinquedo utilizado por qualquer outra criança. Os brinquedos não são especiais, mas o momento de seleção deles é de extrema importância. O ideal é que a seleção seja realizada de acordo com o nível de desenvolvimento motor e cognitivo da criança.

Com isso, é possível entender que o brincar auxilia a criança no processo de aprendizagem. Ele vai proporcionar situações imaginárias em que ocorrerá no desenvolvimento cognitivo e facilitando a interação com pessoas, as quais contribuirão para um acréscimo de conhecimento. Aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc. a partir de seu contato com a realidade, o meio ambiente, as outras pessoas. É um processo que se diferencia dos fatores inatos (a capacidade de digestão, por exemplo, que já nasce com o indivíduo) e dos processos de maturação do organismo, independentes da informação do ambiente (a maturação sexual, por exemplo).

Educação em Revista

Assim os educadores levarão as crianças ao mundo das brincadeiras, garanto que todos brincam se você brinca com elas. Antigamente tínhamos a rua, os irmãos mais velhos, os primos, os tios, os avós que nos ensinavam as brincadeiras do seu tempo de criança. Isso não é nostalgia de um tempo feliz que vivi, mas constatação que faço na convivência com crianças e educadores. De acordo com o referencial curricular nacional para educação infantil apresentam os objetivos e conteúdos para faixa-etária de idade 0 a 3 anos e 4 a 6 anos, visa auxiliar o professor no momento de realização do seu planejamento.

O brincar é essencial á criança revela-se de diversas formas buscando maneiras, contextos, símbolos, objetos, movimentos reveladores do sujeito que nos habitar. Constitui auxilio na boa formação infantil nos aspectos emocional, intelectivo social e físico. O brincar intensifica a percepção infantil que por sua vez direciona seu pensar de maneira cada vez mais equilibrada, favorecendo aprendizagem ao longo do seu crescimento. Ao desenvolver suas potencialidades, a criança aprende a interagir, vencendo suas dificuldades tomando decisões nas situações conflituosas.

Como trabalhar o tema brinquedos na educação infantil?

A ação numa situação imaginária dirige a criança a um comportamento direcionado para o significado da ação. Ainda nesse período, ocorreram algumas ações em prol da educação, entretanto, é na década de 30 que vão ocorrer, inúmeras modificações políticas, econômicas e sociais que irão se refletir na configuração de instituições voltadas para as questões de educação e saúde. “[…] a pensarem mais sobre sua realidade e a não se sentirem resignadas em sua condição social”. “[…] A criança é considerada um componente essencial da família e da sociedade e seus direitos passam a ser protegidos pelo Estado”. “Um graveto se transforma em uma pessoa ou um lápis para desenhar na areia; a folha pode se tornar a asa de uma borboleta para brincar de voar, e as pedras, jogos de empilhar. (EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

Na educação infantil elas aprendem o sentido de dividir, ou seja, a importância de emprestar o seu brinquedo e pegar emprestado o do amiguinho. O momento da brincadeira é ideal para ajudar a criança a se adaptar em ambientes diferentes e novas situações. Conclui-se que o aspecto lúdico voltado para as crianças facilita a aprendizagem e o desenvolvimento integral nos aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo. Enfim, desenvolve o indivíduo como um todo, sendo assim, a educação infantil deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Portanto, a introdução de jogos e atividades lúdicas no cotidiano escolar é muito importante, devido à influencia que os mesmos exercem frente aos alunos, pois quando eles estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem. Importante para o desenvolvimento, físico, intelectual e social, o jogo vem ampliando sua importância deixando de ser um simples divertimento e tornando-se ponte entre a infância e a vida adulta.

Estratégias de ensino

Se observarmos uma criança enquanto brinca, certamente a entenderemos melhor, entraremos em sua realidade, pois o brinquedo é o momento da verdade da criança. Piaget considera quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados por aquilo que o individuo consegue fazer melhor no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. Hishimoto ( 1999 ) apresenta que as concepções froebelianas de educação, homem e sociedade estão intimamente vinculadas ao brincar. As ideias e ações adquiridas pelas crianças provêm desse mundo social, incluindo a família e seu círculo de relacionamentos. A metáfora é gesto não visível e não representável na fala ( Ricoeur,1983 ) .Assim sendo o brincar se mostra um gesto da metáfora, tornando visível, que articula a permanente alternância entre o significado e o surgimento do sentido. Brincar, segundo o dicionário Aurélio (2003), é “divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar”, também pode ser “entreter-se com jogos infantis”, ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas vidas, ou pelo menos deveria ser.

Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, talvez também queira se aprofundar em como o desenho auxilia no desenvolvimento das crianças. Baseado na maturidade cerebral, a criança apresenta habilidades motoras íntegras e com isso tem iniciativa de ir até o brinquedo e explorá-lo de diversas maneiras. A participação dos pais e professores é fundamental, visto que eles apresentam a elas o complexo mundo das brincadeiras, auxiliando-as a explorar o brinquedo da melhor forma possível.

Essas brincadeiras deverão ser organizadas pelas educadoras da sala, com crianças de três e quatro anos. Brincadeiras livres levam a criança usar a imaginação, o faz de contas, sociabilidade,e interação entre elas. Essas habilidades devem ser desenvolvidas também no contato com outros seres existem no meio ambiente. Foram utilizados para esse projeto vários livros para pesquisa na linha da educação infantil, pesquisas na internet, apostilha, livros texto da unopar etc. De 2 a 4 anos, desta faixa etária a criança desenvolve a motricidade fina passa a ser mais apurada, por isso que o brinquedo, principalmente o brinquedo de encaixe são os preferidos deles.