O ideal é que ele seja nivelado a pelo menos 50 centímetros acima do nível da guia da calçada. Assim será possível fazer o encanamento para escoar água a chuva ou mesmo quando você lavar o quintar. Vale lembrar que o muro de arrimo deve ser feito antes, muito embora algumas pessoas fazem depois, mas nesse segundo caso você não conseguiria fazer a compactação da terra em torno do terreno. Você não precisa ter o alvará da construção para iniciar a preparação do terreno, mas é recomendado que você tenha o projeto arquitetônico finalizado.
Antes de clicar no terreno você pode digitar o valor dessa equidistância para deixar da forma que você preferir. Após criar o plano basta selecionar a face e mover para cima ou para baixo, deixando da maneira que melhor atender suas necessidades. Precisa de uma empresa confiável para seu procedimento de terraplanagem?
Terreno em aclive: vale a pena construir?
Por isso, fazer a sondagem é fundamental para o seu engenheiro estrutural ter as informações corretas para compor os cálculos das fundações da sua casa. A limpeza vegetal engloba todas as ações necessárias para a retirada da camada de vegetação superficial (como mato, plantas e pequenos arbustos) e árvores. Atenção, para a retirada das árvores é necessário a aprovação da Prefeitura, principalmente se a árvore for nativa.
Se você não vai construir agora, não faça a terraplanagem, pois isso será um desperdício de tempo, de dinheiro e ainda pode trazer problemas para o terreno, como deslizamentos e erosões. Deixe para se preocupar com a terraplanagem quando for, de fato, começar a construção – pois, é logo após ela que o terreno fica pronto para receber a sua casa. Ainda, vale destacar que existem outros fatores que também influenciam os custos planta de casa pequena com piscina da obra, como o tipo de solo. Logo, é possível que um terreno em aclive exija menos despesas em relação à fundação que um lote plano, a depender do solo da região. Portanto, avalie todas as características da propriedade para ter mais segurança na decisão. Como o lote é mais baixo na frente da rua, a tendência é de não acumular água, otimizando o projeto e reduzindo riscos relacionados aos problemas de escoamento.
Sendo assim, para transformá-los em uma área plana, é preciso fazer um corte no terreno. Quando escavado se tira a camada de terra que está ultrapassando o nível desejado. A empresa de terraplanagem faz o serviço com o maquinário específico e, então, retira o excedente de terra com o auxílio de caminhões. Também é preciso ficar atento para casos em que há a necessidade de tirar muita terra e com isso certamente você vai criar um barranco e isso pode ser problema para o terreno vizinho.
O fato é que, por mais que um terreno possa aparentar estar nivelado, o processo de terraplanagem é indispensável. Então, é fundamental que, no planejamento da obra, especialmente no orçamento, esteja definido o investimento em uma mão de obra especializada em nivelamento de terrenos acidentados. Depois, é hora de contratar caminhões de terra para encher o terreno.
Ou seja, o pedaço que tem ligação com a rua será mais baixo que os fundos. No entanto, ele pode ter diferentes níveis de inclinação, o que muda as estratégias utilizadas para a construção. Em primeiro lugar é preciso trabalhar a sustentação com fundações que serão bem planejadas. Depois, é hora de contratar maquinário especifico, como caminhões de terra para encher o terreno. A empresa que realiza a terraplanagem deve se comprometer a espalhar e compactar a terra a cada 30cm de atividade até o nível final necessário.
Qual a importância de contar com uma mão de obra especializada?
Antes de iniciar o nivelamento, o primeiro passo é consultar o órgão municipal e se informar sobre as exigências aplicáveis a esse tipo de serviço. Em algumas situações, a terra retirada de um ponto do terreno pode ser reaproveitada em outro, evitando a necessidade de comprar caminhões de terra. Quando o terreno estiver nivelado, o trabalho pode ser finalizado com a compactação do solo para conferir mais estabilidade a ele.
Outras etapas da construção — Orçamento online de tijolos
Mas, nesse caso, é preciso verificar se o peso do maquinário não traz risco ao terreno e às adjacências, como calçadas e instalações do entorno. Este método pode ser útil para áreas pequenas e com solo macio, sem a presença de pedras. A foice é útil para terrenos que estão muito sujos, como mato alto e pode ser usado como primeira limpeza e depois que o mato estiver mais contido, usar outro método para complementar o trabalho. Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre a terraplanagem, como o tipo de máquinas que são utilizadas no processo ou outros detalhes mais técnicos. Continue a leitura para entender o que é um terreno em aclive, as vantagens, desvantagens e como construir.