Site Profissional de Notícias

Blog de conteúdo informativo

Fantasias

Quem precisa fazer uma fantasia para alguma festa ou mesmo para o filho ir para a escola, sabe o quanto isso pode sair caro. Afinal, fantasias “profissionais” geralmente têm um preço elevado, pois demandam um trabalho gigantesco para que a peça fique pronta e bem legal.

Só que você já parou para pensar que a fantasia não necessariamente precisa ser cara ou mesmo comprada? Isso mesmo. Você mesmo pode fazer a fantasia em casa, com alguns “ingredientes” que vão fazer toda a diferença no seu orçamento.

E para aprender como fazer tudo isso, continue lendo. No artigo de hoje, aprenderemos tudo sobre o assunto.

Como economizar em uma fantasia para festa – Passo a passo

Existem muitas formas de economizar na sua fantasia para festa. E uma delas, é fazendo ela em casa, com alguns materiais baratos que você encontra em papelarias ou outros lugares que vendem itens de artesanato.

É claro que comprar uma fantasia pronta, a nível profissional, é uma opção interessante também. Afinal, você vai valorizar o trabalho de alguém e, ainda, terá uma peça para usar a vida toda. Só que muitas vezes a economia precisa falar mais alto. Neste caso, nada melhor do que colocar a mão na massa, não é mesmo?

Para te ajudar, no artigo de hoje, você vai aprender os 5 passos simples para que você possa ter e fazer a sua própria fantasia, com um pouco de criatividade e alguns materiais bem simples.

Acompanhe!

Faça a fantasia a base de tecido TNT

O primeiro passo para começar a fazer sua própria fantasia para alguma festinha ou brincadeira na escola do seu filho, é: use TNT tecido. Este tipo de material é fantástico, pois serve para um milhão de possibilidades diferentes e tem um custo baixíssimo. É como se fosse um tecido comum, só que muito mais barato e acessível.

Você pode elaborar a fantasia antes mesmo de começar a comprar as peças, de modo a saber exatamente quais cores de TNT você vai precisar. Inclusive, recomendamos que você faça um plano prévio, pois assim você vai economizar ainda mais. Evite comprar uma quantidade no “olhômetro”.

O TNT pode ser facilmente dobrado, recortado, colado, sobreposto e exposto a várias temperaturas do clima. É claro que ele não vai ser tão confortável quanto uma roupa ou uma peça de tecido comum, mas ajuda a quebrar um galho bem grande, neste caso.

Dica: busque tecidos TNT que tenham gramaturas diferentes para cada necessidade da sua peça. Por exemplo, para partes internas e que vão segurar a base da fantasia, pode ser usado TNT mais grosso e resistente. Para as partes externas, apenas de detalhes ou enfeites, pode ser usado um TNT mais fininho.

Invista mais em acessórios do que tecido e roupa

Uma dica bem legal para quem quer economizar na fantasia, é substituir o excesso de tecido ou roupas, por acessórios. Você pode facilmente personalizar a fantasia somente através de acessórios ou peças que vão ficar “penduradas” pelo seu corpo. São os famosos adereços.

Muitas vezes, uma fantasia pode ser feita com apenas alguns poucos adereços pendurados pelo corpo. Esta é uma grande maneira de montar uma fantasia minimalista, sem que precise de excessos para passar a ideia que você quer passar.

É claro que muitas vezes a criança não vai entender isso. Ela vai querer se enfeitar toda para uma festinha a fantasia que vai ter com os amiguinhos. Neste caso, você pode optar por acessórios de cabelo, braços, etc.

Exemplo de acessórios que podem ser usados como elementos de decoração e fantasia:

  • Arcos;
  • Pulseiras;
  • Orelhas em arcos;
  • Óculos;
  • Sapatos;
  • Meias;
  • Anéis;
  • Luvas;
  • Chapéus;

Aqui, é a criatividade quem vai ditar o ritmo. Quanto mais você conseguir ficar dentro do personagem sem precisar comprar tecidos ou peças que deixem a fantasia cara, melhor.

Foque na maquiagem para criar volume

Uma das formas mais criativas e interessantes de economizar dinheiro na fantasia, é usar maquiagens que combinam com o personagem ou com a cena que você quer montar. Esta é uma dica que se assemelha muito com a dica anterior. Afinal, maquiagem também ajuda a compor sem que você precise investir em peças caras.

Dependendo do estilo do seu personagem, a maquiagem pode facilmente ser o principal elemento da fantasia, visto que ela é fácil e pode ser feita com o que você já tem em casa, como batons, máscaras, blushes, sombras, esmaltes, etc.

Você já reparou em filmes ou séries que simulam algum tipo de machucado, cicatriz ou qualquer outro efeito no rosto ou pele dos personagens? Bom, isto é parte de uma maquiagem profissional e altamente realística. Então, se você conhecer algum profissional que faça este tipo de trabalho, poderá aproveitar a arte para a fantasia!

Use cola quente ou cola de tecido ao invés de costurar

Mais uma dica bem legal para que você possa economizar na fantasia para alguma festinha ou confraternização, é evitar as costuras. Principalmente se você vai demandar o trabalho. Afinal, uma costureira profissional costuma cobrar um valor bem alto pelo seu trabalho que, vamos combinar, tem de ser valorizado.

maquiagem

No entanto, para quem quer apenas uma fantasia temporária e para um momento passageiro em alguma ocasião, muitas vezes fazer em casa é a melhor alternativa. E os materiais que você vai utilizar, também contam na hora de deixar tudo baratinho.

Usar cola quente ou cola de tecido pode facilitar o trabalho tanto em questões financeiras, quanto em questões de velocidade de produção – pois a cola ajuda a deixar o seu trabalho super prático.

O penteado vai fazer toda a diferença

E por fim, aposte em um penteado revolucionário. Principalmente se você não tiver tempo de fazer uma fantasia inovadora e criativa, o penteado pode quebrar um galho e tanto para a ocasião, pois você pode criar uma estética totalmente única e de acordo com o personagem que quer criar.

Para quem tem o cabelo um pouco mais comprido, claro, fica mais fácil. Então, aposte em formas malucas e que possam deixar você ou seu filho a caráter para o evento em si.

Com estas dicas, certamente você conseguirá ter boas ideias para uma fantasia customizada, única e barata.