Site Profissional de Notícias

Blog de conteúdo informativo

Por que o litoral de Santa Catarina tem os imóveis que mais se valorizam?

É por isso que os empreendimentos que têm modernos equipamentos de segurança também são bem vistos. Condomínios equipados com central de segurança e câmeras monitorando todas as áreas têm diferenciais que valorizam o imóvel. É o tipo de tecnologia que aumenta a segurança e tranquilidade dos moradores.

Continue acessando o blog para ler mais conteúdo relevante sobre o mercado imobiliário. Encontrou um apartamento com ótimo preço e excelente estrutura, mas não conhece a região onde ele fica? Além de pesquisar, converse com habitantes, incluindo comerciantes, e questione como se sentem em relação à segurança.

Adquirir um lote, especialmente em regiões promissoras como Pinhalzinho (SP) e outras cidades do Circuito das Águas e interior de Minas Gerais, representa uma forma inteligente de investir em imóveis. Nesse novo contexto, a volta para o campo é equilibrada com o desejo de estar perto de estradas e acessos às cidades. O desenvolvimento de loteamentos nessas regiões, como os interiores de Minas Gerais e de São Paulo, atrai a formação desses comércios e serviços ao redor da comunidade de moradores que aumenta no local. Hoje, além dos fatores relacionados à pandemia, a valorização do mercado imobiliário também reflete essa trajetória histórica de urbanização, estabilização econômica e políticas habitacionais. Já na década de 1990 e início dos anos 2000, com a estabilização da economia após o Plano Real, a classe média brasileira começou a crescer e, com ela, a demanda por imóveis de melhor qualidade. A presença de sistemas de segurança, baixas taxas de criminalidade e iluminação adequada são aspectos valorizados pelos compradores.

Se você fez melhorias no imóvel, como reformas ou adições, essas mudanças podem impactar positivamente o valor de mercado. Agora, para além de fatores externos, a conservação e a modernização do imóvel também são fatores cruciais. Propriedades bem conservadas e atualizadas possuem uma valorização superior, combinando aos demais fatores. Imóveis com impostos como IPTU em atraso desvalorizam, por isso, avalie bem a documentação do imóvel em que pretende investir. Antes de fechar uma negociação, descubra se ele está livre de qualquer pendência.

Mesmo com a urbanização das grandes cidades, locais com áreas verdes são buscados com frequência. Mercados, farmácias, restaurantes e lanchonetes atraem trabalhadores que buscam seus serviços. Já os imóveis residenciais localizados nessas áreas atraem moradores que buscam comodismo para suas atividades. A valorização dos imóveis é um processo Leilão Imóveis caixa no qual o valor de um imóvel aumenta em relação ao valor inicial, seja de imóveis comerciais ou residenciais. Imóveis bem conservados e com manutenção em dia têm maior potencial de valorização. Um imóvel em bom estado de conservação tende a ser mais atrativo para compradores e inquilinos, o que influencia positivamente seu valor.

Porque imóveis se valorizam?

“Com a queda da Selic, o primeiro impacto que ela vai causar é, provavelmente, estancar o crescimento da taxa cobrada dos financiamentos imobiliários. A taxa se estabilizaria, mesmo que fique (a Selic) em dois dígitos esse ano”, aponta Rocha. Em 2022, o desembolso também foi forte e ficou em R$ 241 bilhões. Para esse ano, a projeção de desembolso do crédito imobiliário é da R$ 220 bilhões – se alcançado, seria o terceiro maior da história. — A sobrevalorização da terra urbana e da habitação torna inacessível a moradia para os extratos de renda média e baixa.

Gostou de saber mais sobre valorização de imóveis? Confira outros títulos em nosso blog:

Além disso, a crescente busca por qualidade de vida fez com que áreas próximas a espaços verdes e de lazer ganhassem destaque. Analisar os preços praticados no mercado imobiliário local é o ponto de partida para entender a valorização imobiliária. Avalie imóveis semelhantes na região para ter uma referência realista. Isso serve tanto para quem pretende vender, para precificar o imóvel, quanto para quem pretende comprar, para conferir se o preço é justo. Um dos grandes desafios das áreas urbanas diz respeito à mobilidade. Exatamente por isso, o fácil acesso aos centros comerciais e principais pontos de uma cidade através de transportes públicos, por exemplo, também determinam a valorização de imóveis.

Cidades vizinhas crescem na falta de terrenos em Balneário Camboriú

No passado, os condomínios para a classe-média resumiam as suas opções de lazer à presença de uma quadra-poliesportiva e um salão de festas. Hoje não é mais assim, pelo menos nos mais recentes lançamentos imobiliários. Com uma metragem menor, esses apartamentos atendem à demanda pela localização a um custo mais acessível do que o valor cobrado pelos apartamentos maiores. Outro motivo para valorização ocorre quando a propriedade possui uma vista ampla e indevassada, assim como quando a região apresenta uma área mais plana, sem altos e baixos (ladeiras).

Preencha o formulário e entre em contato via WhatsApp!

Enquanto espera a primeira queda da taxa Selic – ao que tudo indica para agosto –, o mercado imobiliário referenda o que os números apontam. “É raro o mercado de imóveis sofrer desvalorização”, afirma Thiago Ely, diretor-executivo Comercial e Crédito da MRV (MRVE3). Conforme o Índice Geral do Mercado Imobiliário Residente, o IGMI-R, que mede a taxa média de valorização de imóveis residenciais nos últimos 12 meses, encerrados em maio, houve uma valorização de 12,98%.