Site Profissional de Notícias

Blog de conteúdo informativo

Designer De Interiores E Decorador

Para piorar a situação, existe o imenso problema da desunião da classe à qual pertencemos. Apesar de batalharmos nas associações profissionais, a disputa insana pelo mercado, poluído por um número absurdo de profissionais, faz com que nós mesmos entreguemos aos nossos contratantes as armas para que rebaixem nossos honorários. Outra forte demanda para o setor é a busca por profissionais que desenvolvam projetos de hotéis e acessibilidades em locais públicos. Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Design de Interiores, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

Estudei e continuo estudando e cada vez mais tenho certeza que a melhor parceria para meus projetos são os engenheiros estruturais. O Designer de interiores, “correu por fora” e tentou buscar um espaço, através da ABD e buscar sua regulamentação. Mas, não sei se vcs estão sabendo, segundo o Deputado LUIS NAZAR, que dizendo ser representante de várias instituições, alterou o projeto de lei dos Designer de Interiores. Agora segundo seu projeto, o arquiteto pode exercer a função de designer de interiores, e as pessoas com bacharel em Designer comprar móveis de interiores. Então continuo não entendendo porque os arquitetos que passaram 5 anos estudando estrutura, a melhor caída do telhado, o melhor isolamento térmico para a residência, legislação, etc… não se sentem seguros e confortáveis em assinar um projeto de sua autoria! E pior, ainda querem focar sua atuação profissional em interiores, cujo assunto levou apenas 6 meses para ser abordado de forma generalizada num curso de 5anos (as aulas ocorrem em média de uma até duas vezes por semana com duração de aprox. 1h / 2h cada).

Na verdade, decoração e arquitetura têm abordagens comerciais diferentes. Para se tornar designer de interiores, é necessário ter profundo conhecimento em arte, decoração, psicologia das cores e funcionalidade dos espaços. Para isso, o profissional pode se formar em curso técnico e/ou superior de Design de Interiores. Para se especializar ainda mais, atualizar-se e conseguir destaque no mercado de trabalho, o designer de interiores pode cursar também pós-graduação na área e cursos livres. O designer de interiores é o profissional capacitado para a criação, gestão e execução de projetos de design em espaços e ambientes internos.

Design De Interiores Ou Decoração?

Não é design e sim designer o profissional que faz projetos de interiores. Sou designer de interiores e se precisar propor mudanças tipo demolir paredes ou fazer outras, simplesmente consulto a construtora ou o engenheiro responsável, caso seja imóvel novo e tenho o seu aval. Caso seja uma construção mais antiga, contrato um estruturalista que é a pessoa indicada para dar o aval à obra. Polemicas são coisas de mesquinharias que profissionais seguros não se dão ao trabalho de perder tempo. Cada um faz seu trabalho da melhor forma e se responsabiliza pelo que faz e garante respeito e admiração.

O que faz um designer de interiores?

O Que Buscar Em Uma Graduação Em Design De Interiores

Para obter um diploma de curso superior em Design de Interiores existem as faculdades tecnológicas, com duração de 2 anos, e o bacharelado, com duração média de 4 anos. É possível cursar esta faculdade nas modalidades presencial e a distância. Muitos prédios comerciais contam com vários espaços amplos que são destinados a escritórios.

O designer de interiores, além do trabalho do decorador, tem a função de projetar o espaço coerentemente, seguindo normas técnicas de acústica, ergonomia, conforto térmico e luminotécnico. Seu trabalho restringe-se à ambientes internos já construídos e a modificações menores, que não tenham interferência na estrutura da edificação, como demolições de paredes e abertura de janelas. Neste post, vamos conhecer um pouco sobre a história da profissão, o que um designer de interiores faz, os cursos de design de interiores a diferença entre decoradores, designers de interiores e arquitetos. Beijinho no ombro para você LUMA, vai se informar antes de escrever caquinha, isso é recalque puro.

No post Qual a diferença entre a faculdade e o curso técnico de design de interiores? Nós detalhamos ainda mais e, de quebra, mostramos os melhores cursos técnicos de design de interiores. Designer de interiores é o profissional que projeta espaços de forma harmoniosa e funcional.

Por isso, a duração desses cursos costuma ser de cerca de 8 semestres . O curso tecnológico de Design de Interiores apresenta uma grade curricular mais enxuta, voltada para os conhecimentos técnicos, como desenho e desenvolvimento de ambientes. Por ser uma graduação mais prática, sua duração costuma ser de cerca de 4 semestres . Dessa forma, o profissional que antes era conhecido apenas como “decorador” passou a receber o título de designer de interiores, valorizando ainda mais a profissão, que funde conhecimentos de diversas áreas. Assim, podemos definir o Design de Interiores como o conhecimento necessário para compor e decorar ambientes internos por meio de técnica cenográfica e visual. Consiste, então, no planejamento e organização de espaços por meio da escolha de elementos do ambiente, dos móveis aos itens decorativos, buscando estabelecer uma harmonia estética e funcional.

Escolha O Formato Do Seu Curso

Documento que traz em detalhes tudo que será proposto para um ambiente. Ele informa todos os materiais que estarão presentes, como móveis, acessórios, revestimentos, entre outros. Todos os elementos com descrições, dimensões, sugestão de locais de compra, links de acesso e preços serão expostos em uma apresentação em PDF.