Site Profissional de Notícias

Blog de conteúdo informativo

Poços Artesianos No Vale Do Paraíba

“Água dura” não faz espuma com sabão. É muito comum a “água dura” aparecer em poço artesiano. Entre os problemas que “água dura” apresenta o mais comum é a verificação de que ao utilizar o sabão não se obtém a espuma.

É comum, que em condomínios residenciais recorra-se à perfuração de poço artesiano para suprir ou complementar as necessidades de água potável das moradias. Poço artesiano é um tipo de poço tubular profundo que é cavado no subsolo com a finalidade de captar água para o consumo. O que difere o poço artesiano dos demais é que não é preciso utilizar uma bomba para fazer a água subir, como no caso da cisterna.

Os filtros são a base de elementos filtrantes naturais especiais de várias dimensões que conseguem reter partículas menores que um fio de cabelo. O princípio de funcionamento do Filtro FUSATI baseia-se na oxidação catalítica do ferro e manganês presentes na água pelo próprio oxigênio dissolvido na água. O elemento filtrante é composto por catalisador específico que promove a oxidação e por minerais especiais ocorre a adsorção dos óxidos de ferro e manganês formados. Estes óxidos absolvidos no meio filtrante são totalmente eliminados através de reto lavagem, recuperando o filtro sem necessidade de produtos químicos.

O principal objetivo de um poço é o fornecimento de água, e quando estamos falando em quantidade, os poços artesianos não deixam a desejar. Quando bem construídos, fornecem uma quantidade elevadíssima de água contínua. Desse modo, a criação de poços artesianos tem como objetivo suprir muitas dessas demandas. Por isso, separamos algumas das principais vantagens que envolvem a criação e instalação de poços artesianos. No Brasil, estima-se que mais de 50% dos municípios utilizam poços artesianos com tubulações particulares gerando benefícios econômicos e ambientais para grande parte dessas regiões.

Além disso, o usuário do poço artesiano precisa estar cadastrado no sistema do Igam ou do Ana, independentemente do volume de água utilizado. Em Minas Gerais, por exemplo, antes de iniciar esse tipo de projeto é necessário solicitar uma outorga ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas ou à Agência Nacional de Águas. Essa autorização pode ter validade de até 35 anos e é uma maneira do Governo fiscalizar o uso da água. A região Nordeste também registra o aumento no uso de poços artesianos, assim como o Estado de São Paulo.

Para que servem poços artesianos

Para Que Serve O Teste De Vazão Em Poços Artesianos?

A construção desse tipo de estrutura deve ser feita com base em um projeto elaborado por um profissional capacitado. E antes da elaboração desse, é necessária uma análise do solo onde a perfuração será feita. Agora que você sabe o que é um poço artesiano, é importante entender o processo por trás de sua construção. Ao contrário do que muita gente pensa, ter essa alternativa de fornecimento de água não é tão simples.

A bomba d’água para poço artesiano do modelo a jato usa um motor impulsor para criar sucção através de um tubo que se estende até o poço, e a água passa através de uma abertura estreita, ou jato. Se sua casa usa um poço artesiano para fornecer água doce, um dos componentes essenciais de sua canalização é a bomba d’água para poço artesiano, um aparelho eletromecânico para mover a água para fora do poço e para dentro de sua casa. Somente na Terra Consultoria e Análises Ambientais você acha o que há de melhor em consultoria e análises ambientais. São opções variadas que a empresa oferece, como análise de Resolução SS 65 água e análise de água mineral envasada com segurança e precisão. Um é a parte que se destina ao abrigo do equipamento de bombeamento (bomba e tubulação) e ao conduto vertical que eleva a água do aquífero até a bomba. Em parte geralmente é revestida com tubo, embora, como já foi dito, possa não haver necessidade de parte do revestimento, quando o poço é perfurado em rochas cristalinas ou calcários. Para construção de um poço artesiano, envolve a seleção dos fatores dimensionais mais adequados à estrutura geológica de seu terreno, bem como a seleção dos materiais a serem utilizados na sua construção.

O Que É Um Poço Artesiano?

Os benefícios gerados são inúmeros e graças a sua instalação muitas pessoas podem ter acesso a água de qualidade para inúmeros fins, como para consumo próprio, plantações, manutenção de escolas, indústrias e até hospitais. Sendo assim, não há a necessidade da utilização de máquinas especiais para bombeamento.

Até mesmo os tipos de rochas e dos locais onde os poços são construídos serve para uma melhor diferenciação entre eles. A profundidade também é outro detalhe que influencia esse tipo de projeto. No poço artesiano a água jorra naturalmente devido a pressão exercida, que faz com que a água seja levada até a superfície. Quando a pressão não é suficiente será preciso o auxílio de uma bomba, neste caso o poço será chamado semiartesiano. Após a perfuração, a depender da profundidade do solo e das características das rochas encontradas, serão realizadas etapas de completação, como aplicação de revestimento, cimentação e instalação de filtros. Para que um poço artesiano jorre água, é necessário que a coluna d’água dentro do aquífero exerça pressão hidrostática (pressão do peso da própria água) crescente.